Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

No Dia Internacional da Mulher, a diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Denise Ramos, ministrou palestra na sede da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe (GRE-VC). “Ninguém segura uma mulher segura” foi o tema do encontro, que inaugurou o ciclo de palestras sobre empoderamento feminino da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania/Diretoria Executiva da Mulher. Este primeiro momento contou com a parceria do Governo de Pernambuco, por meio da GRE-VC.

Ao explicar o assunto abordado no encontro da manhã dessa quarta-feira (8), Denise pontuou que as mulheres são capazes de realizar, por si mesmas, mudanças necessárias para a própria evolução e o próprio fortalecimento. “Trouxemos diversas conquistas do movimento feminista ao longo da história, tais como o acesso à Educação, o direito ao voto e a criação da Lei Maria da Penha. Também falamos sobre caminhos que contribuem para o empoderamento feminino”, afirmou a diretora.

De acordo com a palestrante, o empoderamento é proporcionado por estratégias que devem ser trabalhadas desde a base, a exemplo do autoconhecimento. “Conhecer os próprios limites, enfrentar os medos, perceber que cada uma não se limita à aparência, não se acostumar ao que te faz mal, não normalizar relações tóxicas. Outro tema em alta e extremamente importante é a sororidade, que diz respeito à união das mulheres e dá a ideia de que somos mais fortes quando estamos unidas. Devemos ser luz na vida das pessoas”, enfatizou.

Psicóloga por formação, Denise fez um balanço muito positivo da palestra. “As mulheres que lá estavam puderam avaliar diversos eixos da vida e pensaram em melhorias para que elas, de fato, alcancem uma vida com mais felicidade e plenitude. Foi um momento muito enriquecedor. Houve trocas de experiências e o clima era de muita empatia”, concluiu.