Foto: Centro de Criação Galpão das Artes

Em Limoeiro, o ano começou com a cultura colocando o pé na estrada de terra e visitando a comunidade rural de Salobro. Por meio do Projeto Kombi Brincalhona, idealizado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, a Escola Municipal José Teodoro recebeu, na manhã dessa quinta-feira (5), a fase piloto do projeto. Na bagagem, os arte-educadores levaram contação de histórias, teatro de lambe-lambe, ciranda e música infantil.

A criançada – grande parte composta por alunos da unidade de ensino – aproveitou o dia das férias para brincar e aprender. Além do elenco, na lista de passageiros também esteve o mestre cirandeiro Josivaldo Caboclo, o qual apresentou músicas que retratam o cotidiano rural no encerramento da programação, que está sendo possível após a aprovação do projeto pelo Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro).

“Foi um momento rico, onde a criançada teve contato com a leitura, com a brincadeira e com o cirandar. Cirandar é pegar na mão do outro, o que na pandemia era extremamente proibido. É saber juntar as mãos e, no ato de juntar as mãos, a gente aprende coletividade”, detalhou o gestor do Galpão das Artes e diretor executivo de Cultura de Limoeiro, Fábio André. O comando da ciranda ficou sob a responsabilidade da arte-educadora Cida Campos, enquanto o lambe-lambe e a contação de história ficou a cargo dos artistas Charlon Cabral, Tiago Freitas e Deivson Alves.

Foto: Centro de Criação Galpão das Artes

Para a gestora da Escola Municipal José Teodoro, Brena Valéria, a passagem da Kombi Brincalhona pela comunidade de Salobro foi essencial para a difusão da leitura, da música e do teatro. “Tivemos o prazer de vivenciar um momento ímpar com as apresentações. Através de seus artistas, pudemos ver e sentir a cultura popular em suas contações de histórias e no ato feito pelo cirandeiro Josivaldo Caboclo, que em suas letras traz elementos do cotidiano rural”, disse Brena.

A educadora ressaltou que os momento de brincadeiras marcarão a memória afetiva dos alunos, principalmente por terem acontecido no período das férias. “Como o projeto teve início em nossa comunidade, nada mais justo que o mesmo tenha a sua apresentação final em Salobro, só que desta vez não só para nossos alunos, e sim para toda a comunidade. Fica desde já o nosso desejo”, revelou a gestora ao desejar que o projeto seja frequente nas escolas do município.

Segundo Brena, as comunidades que não dispõem de acesso à cultura passam a ter o prazer de conhecer a diversidade cultural para que, de fato, seus direitos à educação e à cultura sejam oportunizados. “Fica aqui o nosso desejo de termos mais momentos como este”, finalizou a gestora. Para que a Kombi Brincalhona chegasse à unidade de ensino, também foi firmada uma parceria entre o Centro de Criação Galpão das Artes, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.