Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Limoeiro sempre foi considerado um relevante berço de talento cultural. E dentro dessa atmosfera que educa e inspira gerações, o Centro de Criação Galpão das Artes tem utilizado o amplo catálogo de atividades produzidas pelo elenco para proporcionar vivências inclusivas para crianças e adolescentes. Na terça-feira (25), em dois turnos, quase 90 alunos do Projeto Giral, de Glória do Goitá, foram contemplados. A iniciativa contou com o apoio e o incentivo da Prefeitura de Limoeiro.

Na programação, foram apresentados os espetáculos “Mateus, o Sonhador” e “Barreiro Encantado”, além da contação história “A outra história do Patinho Feio”. “A criança, já com o fluxo da leitura, precisa estar centrada numa oferta de estímulo à leitura que seja apresentada e vivenciada de uma forma diferenciada. Essa forma diferenciada vai por uma contação de história teatralizada, tendo uma mediação de leitura”, destaca o gestor do Galpão das Artes, Fábio André. “É uma vivência na prática. A vivência estimula a criança a ser escritora e a gostar do hábito da leitura e de teatro”, completou André.

Para o representante da entidade cultural, essa troca de saberes, a exemplo do que acontece entre Limoeiro e Glória do Goitá, perpetua-se com a existência de boas parcerias. Segundo Fábio André, isso tem ocorrido entre o Galpão das Artes e o Giral. “São pessoas que conseguem, com a força, a dinâmica e a trajetória que possuem com outras instituições, muitas ações de incentivo à leitura”, ressaltou o arte-educador limoeirense.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Ao reforçar que a caravana do Giral trouxe ao Galpão das Artes dezenas de leitores, Fábio André lembrou que esse número representa o esforço da semente plantada. “Pode parecer um universo pequeno, mas, do ponto de vista técnico, a gente pode considerar que vidas somam. Nós vimos que, anteriormente, tudo isso era feito com muita distância, e a criança perdeu a capacidade de verbalização”, disse Fábio, em tom de alerta aos pais e aos educadores sobre a importância da interatividade.

Entendendo a importância desse trabalho de inclusão social e cultural, a Prefeitura de Limoeiro tem garantido contínuo apoio às iniciativas dessa natureza nos quatro cantos do município. “Quem tem que proporcionar inclusão é a sociedade civil. É preciso contribuir com a escola. E eu sinto que a parceria entre Prefeitura de Limoeiro, Giral e Centro de Criação Galpão das Artes, a cada dia que se passa, comprova a força e o resultado da ação”, pontuou Fábio.