Foto: Divulgação/Centro de Criação Galpão das Artes

As restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus impediram que, nos últimos dois anos, os produtos cênicos do Centro de Criação Galpão das Artes, sediado em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, chegassem a outros estados e contemplassem novos públicos. Parafraseando o professor diretor da entidade, Fábio André, foi um “hiato na rotina cultural”. Porém, com a redução de casos da doença e, consequentemente, as flexibilizações, o Galpão das Artes retomará a estrada com mais vigor neste mês.

Com os incentivos do Instituto Dragão do Mar e o Pavilhão da Magnólia, a peça teatral “Histórias para Voar” aportará na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, para cumprir circulação, de 25 a 29 de janeiro. “É bom que se diga que, além de cumprir às apresentações teatrais, teremos duas atividades formativas. O destaque é para a roda de diálogo com a Rede de Contação de Histórias do Estado do Ceará”, destaca Fábio, que, juntamente com o elenco e a equipe técnica, organiza as bagagens.

Para o diretor, a expectativa tem sido bastante positiva, pois trata-se do primeiro e grande “intercâmbio cultural” com grupos teatrais de caráter formal. “Em abril deste ano, será a vez de Limoeiro acolher e recepcionar o grupo teatral Pavilhão da Magnólia, com sua respectiva programação no Centro de Criação Galpão das Artes”, revela André. Mas, antes da viagem interestadual, no dia 24 de janeiro, véspera do embarque, o elenco cumprirá uma apresentação em solo limoeirense.

Objetivando aquecer o espetáculo “História para Voar”, como também captar recursos em prol do embarque do cenário via companhia aérea, a apresentação acontecerá no palco do Galpão das Artes, a partir das 19h30. “Assim sendo, toda família limoeirense é convidada a assistir a referida montagem”, convoca Fábio André. Os ingressos para o espetáculo estão sendo vendidos na bilheteria do teatro ao preço único de R$ 15. Mas as reservas podem ser realizadas pelo @galpaodasartesoficial.

Na estrada

A peça teatral dedicada à infância e juventude Histórias para Voar já esteve cumprindo apresentações nas cidades de Lagoa do Carro (Mata Norte), São Lourenço da Mata, Recife (Região Metropolitana – Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco e Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2021 e 2022), Surubim (Agreste) e Serra Talhada (Sertão – Mostra de Teatro de Serra Talhada), além de Igarassu (Litoral Norte de Pernambuco), recentemente.