Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na tarde deste sábado (17), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), a Prefeitura Municipal de Limoeiro, a Câmara Municipal de Limoeiro e a direção do Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS) recepcionaram representantes dos poderes executivo e legislativo dos 20 municípios atendidos pela II Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (II Geres), cuja sede é o próprio território de Limoeiro. Representantes dos poderes legislativo estadual e federal também participaram da reunião. A pauta abordada foi a necessidade de melhorias para o Hospital Regional, que abrange toda a II Geres e é gerenciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro foi articulado e realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Limoeiro e a Comissão de Saúde do Poder Legislativo de Limoeiro. Vale destacar que a direção do hospital foi modificada em maio deste ano, com a posse do médico ortopedista limoeirense Ijaciel Soares, nomeado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para o cargo. Na ocasião, a notícia foi muito bem recebida pelos representantes dos poderes executivo e legislativo de Limoeiro.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A Comissão Parlamentar, designada na ocasião para ouvir as demandas referentes ao HRJFS, é formada pelos vereadores Zélia Barbosa (“Zélia de Ribeiro do Mel”), Roberto Marques (“Beto de Washington”), Inácio Filho e Joseilton Arruda (“Hilton Arruda”). “Queremos melhorias para o nosso Hospital Regional, o que beneficiaria não somente Limoeiro, mas toda a região. Nossa comissão teve o prazer de visitar as outras 19 cidades atendidas pelo Hospital. Nós queremos agradecer a todos os vereadores pelo acolhimento. Os debates vêm sendo produtivos, e o trabalho vem sendo feito com muita responsabilidade”, afirmou Zélia Barbosa.

“Estaremos reunindo as pautas para levar à governadora. Estamos unindo forças para que ela possa nos atender. O povo de Limoeiro e o povo da região merecem serviços de qualidade. O hospital tem funcionários excelentes, mas precisa de equipamentos melhores”, pontuou Roberto Marques. “Queremos que o Hospital Regional tenha condições de atender a população aqui em Limoeiro e, consequentemente, diminuir o número de transferências para Recife. Esperamos que o Governo do Estado se sensibilize com o nosso trabalho”, complementou Joseilton Arruda.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Um dos anfitriões da reunião, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, destacou que a articulação entre os governos municipal e estadual, cuja finalidade é otimizar os serviços da unidade hospitalar, intensificou-se nos últimos meses. “Nós estamos debatendo, com a governadora Raquel Lyra e com a secretária Zilda Cavalcanti, alternativas para o soerguimento e a restauração do nosso Hospital Regional, tanto do ponto de vista físico quanto da resolutividade, da humanização dos serviços e da recuperação de equipamentos. Assim, poderemos salvar vidas e recuperar a saúde das pessoas. Precisamos recuperar o Hospital na plenitude da palavra. Quero parabenizar a Comissão de Saúde por esta iniciativa”, destacou Orlando, que também já foi secretário de Saúde de Limoeiro, gerente regional da II Geres e presidente do COSEMS/PE (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco).

No último dia 28 de abril, uma comitiva liderada pela secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, fez visita técnica ao Hospital Regional de Limoeiro. Na agenda, a Prefeitura de Limoeiro esteve representada pelo prefeito Orlando Jorge e pela secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally. Relembre aqui a visita.