Foto: Divulgação/Conselho Municipal de Saúde

Dos dias 30 de maio a 2 de junho, na Região Metropolitana do Recife, o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, realizou a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco. O evento deu sequência às Conferências Municipais de Saúde que ocorreram em todo o Estado – em Limoeiro, a Conferência Municipal de Saúde ocorreu no dia 18 de abril, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Ao mesmo tempo, a Conferência Estadual tem caráter preparatório para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A comitiva de Limoeiro esteve representada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Martins, pelos representantes do segmento Trabalhadores da Saúde, Welinton Alves e Simone Maria, e pelos representantes do segmento Usuários do SUS, João Batista Cavalcanti, Zeyfison Moraes e Maria Beatriz Gomes. Ao final do evento, o professor aposentado João Batista Cavalcanti e a agente comunitária de saúde Simone Maria foram designados para representar o município de Limoeiro e a II Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (II Geres) na Conferência Nacional, nos respectivos segmentos de Usuários do SUS e Trabalhadores da Saúde.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá de 2 a 5 de julho, em Brasília, Distrito Federal, com realização do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde. Durante todo este ciclo de conferências, o tema que vem sendo abordado é: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: Amanhã vai ser outro dia”. Esses espaços de diálogo entre o governo, os trabalhadores e a sociedade civil permitem a construção de políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).