Foto: Divulgação/Companhia de Eventos Lionarte

No último sábado (18), foi realizada no Engenho Poço Comprido, na área rural do município de Vicência, na Zona da Mata pernambucana, a 2ª Assembleia Geral de Pontos de Cultura de Pernambuco. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Cultura de Pernambuco, artistas, produtores culturais e dirigentes de instituições ligadas à cultura de diversas regiões do Estado.

Na ocasião, o município de Limoeiro esteve representado pela Companhia de Eventos Lionarte, com Radaméis Moura e Luiz Pereira Neto, e pela Plataforma Itinerante, com Marcos Antônio Mendes. Junto aos demais, os limoeirenses participaram de debates sobre a retomada do programa Cultura Viva em Pernambuco.

Os representantes do Governo do Estado foram o secretário executivo de Cultura de Pernambuco, Léo Salazar, e o gerente de Territorialidade de Pernambuco, Filipe Moura. Eles receberam dos Pontos de Cultura a “Carta de Serra Talhada Escrita à Luz de Lampião”, documento elaborado na 1ª Assembleia, realizada em Dezembro de 2022 na cidade de Serra Talhada. O documento contém diversas demandas de políticas públicas para serem implementadas tanto no Ministério da Cultura (MinC) quanto na Secult-PE e na Fundarpe.

O secretário executivo de Cultura de Pernambuco reforçou os esforços da gestão para ouvir as necessidades de todo o setor cultural. “Nosso governo está comprometido com as propostas apresentadas na carta”, garantiu Léo Salazar.

O momento contou, ainda, com informes sobre a retomada dos diálogos entre a CNPdC (Comissão Nacional dos Pontos de Cultura) e o MinC. “A principal prioridade destacada durante o encontro foi a Lei Cultura Viva em Pernambuco, que será enviada para apreciação na Assembleia Legislativa do Estado. Nossa categoria defende que a lei seja aprovada e regulamentada”, explicou o artista limoeirense Luiz Pereira Neto.