Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Representantes da área da Educação de Limoeiro marcaram presença na edição 2023 da Conferência Estadual de Educação de Pernambuco (CONEPE). Realizado nos dias 28 e 29 de novembro, na Arena de Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, o evento reuniu educadores, gestores e especialistas com o objetivo central de debater e refletir sobre as políticas educacionais do Estado.

A CONEPE é reconhecida como um marco significativo no calendário educacional, oferecendo um espaço valioso para diálogos profundos sobre questões cruciais para a melhoria do ensino em Pernambuco. “Ao longo dos dois dias, foram discutidos temas de relevância indiscutíveis, tais como a valorização dos profissionais da educação, a inclusão escolar e a importância da formação contínua dos docentes”, explicou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo. Em Limoeiro, a Conferência Extraordinária Municipal de Educação ocorreu no dia 20 de outubro, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC).

Os debates abordaram questões fundamentais para elevar a qualidade do ensino, promovendo um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e estratégias inovadoras. “A participação ativa dos delegados de Limoeiro contribuiu para enriquecer o debate e consolidar propostas alinhadas com as necessidades educacionais do nosso município”, concluiu Fernando.

Os próximos passos serão dados na Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee 2024), a qual acontecerá dos dias 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília/DF. O evento será promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, os debates terão o objetivo de oferecer contribuições para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estará em vigor no ciclo de 2024 a 2034. Dentro desse contexto, também haverá avaliações a respeito do PNE vigente – estabelecido pela Lei 13.005/2014 – e os desafios educacionais proporcionados pela atual conjuntura.