Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Visando garantir melhorias para dezenas de trabalhadores que praticam a pesca artesanal como fonte de renda familiar, a Prefeitura de Limoeiro, representada pelo prefeito Orlando Jorge, participou do I Encontro dos Pescadores da Barragem de Lagoa do Carro. O evento aconteceu na tarde da quarta-feira (5), no Mirante da Barragem, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, além de técnicos, assessores e pesquisadores da pasta nacional.

Além de Limoeiro, os municípios de Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro estiveram com representações. Inúmeras entidades representativas, a exemplo das colônias existentes nessas localidades, também acompanharam a visita ministerial, participando ativamente dos debates focados nas demandas dos pescadores, os quais buscam apoio, incentivo e recursos que garantam investimentos em sua estrutura de trabalho.

“Eu disse ao ministro André de Paula, em Brasília, que o presidente Lula acertou em recriar o Ministério da Pesca e Aquicultura. E nós temos um potencial enorme. Viemos na expectativa de ouvir o ministro e a equipe dele para que a gente possa, efetivamente, em Limoeiro, aproveitar o potencial da barragem e toda a atividade que temos de pesca artesanal”, destacou Orlando Jorge, que saiu do encontro otimista diante das experiências exitosas apresentadas.

De acordo com Orlando, Limoeiro possui atualmente 30 pescadores cadastrados. Esse número será trabalhado para aumentar, como acontece com municípios onde existem projetos de pesca. Inclusive, no período da manhã, ele também acompanhou o ministro na Comunidade de Lagoa Comprida, que fica na divisa entre Limoeiro e Bom Jardim, onde tilápias são criadas em tanques, num assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e, depois, inseridas na merenda escolar e comercializadas, gerando renda para os pescadores.

“Temos que organizar os pescadores em torno dos projetos, a exemplo do que fez o prefeito Janjão, em Bom Jardim, e do que vem fazendo Danilson, em Feira Nova, já que a cultura da pesca em Feira Nova é bastante avançada, com 180 pescadores cadastrados. Em Limoeiro são 30. É preciso a gente organizar, a partir da Secretaria de Agricultura, todo esse potencial que temos para que possamos ser beneficiados com políticas públicas e iniciativas importantes”, comentou Orlando.

Cumprindo a primeira visita oficial ao Estado de Pernambuco, o ministro André de Paula assegurou que a prioridade do Governo Federal é a inclusão profissional e os pescadores artesanais não fogem à regra. “Quem está excluído deve ser incluído. A mão do Estado deve chegar a quem mais precisa. A pesca, num país como o nosso, que tem as maiores reservas de água doce do planeta, com oito mil quilômetros de costa, é uma atividade muito rica e plural”, disse André.

Ele também afirmou que a equipe técnica do ministério que o acompanhou na agenda de três dias no Estado estará analisando as demandas e viabilizando projetos que se encaixem nas realidades da Mata Norte e do Agreste de Pernambuco. “A pesca cumpre um papel importante na segurança alimentar e na geração de emprego e renda. Vamos trabalhar para capacitação e qualificação que o pescador precisa para fazer do seu produto um produto mais facilmente consumido”, finalizou o ministro.