Foto: Diego Feghalli/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro segue participando de ações para melhorar a vida da população na cidade e no campo. Nesta quarta-feira (2), em Brasília, capital do Brasil, a gestão municipal esteve presente no lançamento do Programa Povos da Pesca Artesanal. No evento, promovido pelo Governo Federal no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o município do Agreste Setentrional de Pernambuco esteve representado pelo diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli. A cerimônia foi liderada pelo presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e contou com a participação de representantes de comunidades pesqueiras de todo o país.

A iniciativa é direcionada a pescadores e pescadoras artesanais, classe que integra o setor primário da cadeia do pescado, com o objetivo de lhes garantir trabalho, renda e alimentação. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, aproximadamente um milhão de trabalhadores no Brasil são pescadores artesanais, dos quais 460 mil estão na região Nordeste e 370 mil estão no Norte. Somadas, as quantidades de pescadores artesanais do Norte e Nordeste representam 80% do total.

Ainda segundo o ministério, essa população é formada por pescadores indígenas, mulheres negras, comunidades caiçaras, marisqueiras, jangadeiros, vazanteiros, ribeirinhos, extrativistas e quilombolas. Mais de R$ 154 milhões serão investidos na melhoria de condições de trabalho, valorização de tradições culturais ligadas à pesca, inclusão socioeconômica de pescadores, linhas de crédito e assistência técnica. O programa também inclui bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca. Mais informações podem ser acessadas aqui e aqui.

Foto: Diego Feghalli/Prefeitura de Limoeiro

O limoeirense Diego Feghalli informou que a participação da “Princesa do Capibaribe” no evento aconteceu a convite do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que também é pernambucano, e do superintendente da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco, Fábio Barros. Ele espera que o programa federal beneficie a classe pesqueira, incluindo a de Limoeiro, e recordou que, recentemente, a gestão municipal apresentou à Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura o projeto Tilápias do Vale do Capibaribe. “Nosso projeto expõe características de inovação pertinentes ao cenário de expectativas de fomento à produtividade, pois, ao adotar o sistema de recirculação das águas, o projeto prioriza a modernização dos meios de produção e gestão da produção, a redução dos impactos ambientais e a construção de cadeias produtivas em regiões com baixa capacidade hídrica”, lembrou o diretor executivo de Indústria e Comércio.

Confiante nos próximos passos, Feghalli acrescentou que também faz parte dos planos do município a instalação de um Centro de Tecnologia e Capacitação em Aquicultura, com administração municipal e recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura. O estudo foi feito para alavancar a indústria e o comércio de Limoeiro, reforçando o seu status de polo econômico da região, e gerar mais oportunidades de emprego e renda para as famílias da Zona Rural. Relembre o projeto acessando este link.