Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Dentro da programação do Abril Azul, Mês de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e de Saúde, promoveu, na terça-feira (18), a segunda edição da Manhã Azul. Reunidos na Arena Limoeiro, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acompanhadas dos familiares vivenciaram atividades recreativas, como jogos infantis, banho de piscina, parque inflável, roda de terapia, zumba e lanche gratuito.

Organizada pela Coordenação de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, a Manhã Azul foi promovida em parceria com as equipes do Centro Especializado em Reabilitação (CER), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Limoeiro (SAMU Limoeiro), da Caravana do Palhaço Xililique e da Arena Limoeiro. Equipes multidisciplinares de profissionais que atuam no acompanhamento e assistência aos autistas também estiveram integradas na condução das atividades.

“É um evento muito importante. Eu sempre participo trazendo minha filha, e isso é uma obra de Deus mesmo, porque Deus tocou no coração de muitas pessoas para hoje a gente estar aqui, com muitas outras mães, com suas crianças autistas e especiais. Isso é gratificante. Eu fico muito lisonjeada e muito feliz por termos essa ação. Agradeço muito a todos aqueles que cooperaram para o evento”, comentou a dona de casa Maria de Lourdes, mãe de aluna autista da Rede Municipal de Ensino.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Ela aproveitou a manhã recreativa para ressaltar a qualidade do ensino ofertado pelo município. Maria revelou que, ao matricular a filha numa escola municipal, percebeu maior evolução da criança, que atualmente tem 14 anos de idade e se mostra bastante participativa nos projetos escolares, religiosos e sociais. “Com a escola municipal, veio o ônibus especial, os recursos e o apoio dos monitores. Ela deu um avanço e evoluiu bastante”, comemora Lourdes.

Para a coordenadora de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da Rede Municipal de Ensino, Lúcia Rodrigues, a gestão vem cumprindo o papel da inclusão. “A Prefeitura de Limoeiro tem abraçado todas as causas referentes à educação inclusiva e à inclusão de pessoas com deficiência. Esse é mais um momento, onde a gente tem toda a Arena Limoeiro disponibilizada para receber nossas crianças e adolescentes com autismo”, detalhou. Ela ainda destacou que o transporte foi buscar os alunos e as famílias nas comunidades.

Dentre os parceiros do evento esteve o CER, unidade que integra a Rede Municipal de Saúde. A gestora do Centro Especializado em Reabilitação de Limoeiro, Virgínia Soares, enfatizou que o “dia diferente” foi para as crianças e para as mães. “A gente tem que ver o autismo como um conjunto, porque é a mãe e o filho. Por isso, também proporcionamos para as mães uma atividade diferenciada da rotina delas. Essa foi a nossa proposta”, pontuou. Durante todo o mês de abril, as secretarias seguem integradas na promoção de outras ações.