Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Oferecer saúde pública de qualidade tem sido a rotina da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, nas diversas áreas de atuação da Atenção Básica. Mas, para que isso aconteça no dia a dia das famílias, o olhar administrativo também tem sido para melhorias e ampliações nas estruturas físicas dos equipamentos que integram a pasta. Dentro desse planejamento, a gestão municipal adquiriu, no exercício 2021, um imóvel para sediar as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha.

Atualmente, a unidade funciona em uma casa alugada, na Rua Coronel Manoel de Aquino, em frente à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Mas, com a crescente demanda de usuários em busca dos serviços públicos, a Secretaria de Saúde de Limoeiro verificou a necessidade de um espaço mais amplo. “Uma das nossas preocupações foi melhorar o ambiente e o espaço dentro do padrão do Ministério da Saúde, e surgiu essa oportunidade, onde a gestão municipal fez a aquisição dessa casa, através do Fundo Municipal de Saúde. É mais um bem que a população de Limoeiro vai ter”, destacou a secretária de Saúde, Paloma Sonally.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

A nova UBS Santa Terezinha, que fica na mesma via da anterior, tendo agora o Bar Caixa de Fósforo como ponto de referência mais próximo, está em fase final de adequações e instalações funcionais, garantindo mais espaço e modernidade para funcionários e usuários. De acordo com a secretária, será uma das Unidades Básicas de Saúde mais modernas da região. “Ela está passando por algumas adaptações para funcionar como um serviço de saúde, a exemplo de acessibilidade que não tinha”, explicou Sonally, ao lembrar que todos os procedimentos passam por licitações, o que retarda a abertura para atendimento ao público.

Apesar do cumprimento das etapas exigidas, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. No momento, a obra está 95% concluída. “Existem os trâmites legais, os quais foram seguidos. Então, a gente abriu licitação e a empresa que ganhou esse processo seguiu com todo o planejamento dentro do padrão do Ministério da Saúde. Acredito que, até o mês de fevereiro, estaremos entregando à população”, disse Paloma. A secretária também revelou que a UBS terá dois acessos: um pela Rua Coronel Manoel de Aquino e outro pela Vila Seráfico Ricardo.