Foto: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

Considerada fundamental para o fortalecimento econômico e para a mobilidade urbana, a obra da nova ponte do município de Limoeiro segue avançando. No fim do mês de maio, os operários iniciaram a nova etapa da construção com a concretagem do bloco do primeiro pilar. De acordo com a equipe de engenharia da Concrepoxi, empresa responsável pela obra, serão construídos três pilares no leito do Rio Capibaribe. Em seguida, as colunas da ponte serão erguidas.

“Concretamos o primeiro bloco de fundação, o bloco que tem a cota mais baixa, porque fica muito próximo do rio. E foi um desafio. A fundação dessa ponte foi toda concedida em estaca raiz. Tivemos problemas desde o início da obra, alguns motivados por embargo alheio à vontade nossa e à vontade da Prefeitura, outros por imprevistos em função da descoberta da dureza do solo, mas conseguimos vencer todos os desafios”, comemorou Vitor Pessoa, da Concrepoxi.

No primeiro dia de concretagem, aproximadamente 100 metros³ de concreto foram lançados na estrutura de ferro que formará a estrutura do primeiro pilar. “Hoje é um dia de muita alegria. A gente sana a parte crítica da obra, sai de dentro da água, propriamente, e, depois desse bloco, que é um elemento de fundação, a gente vai trabalhar os outros elementos numa cota mais alta, sem correr o risco de ter surpresa por conta do período de inverno”, explicou Pessoa.

Para que os serviços avancem e a nova ponte comece a se tornar realidade aos olhos da população, a construtora tem fortalecido a parceria com a administração municipal. “A Prefeitura de Limoeiro realmente tem sido muito parceira no dia a dia. A gente só consegue atender aos objetivos caminhando juntos. Então, acho que o propósito é esse”, reforçou. Ele também revelou que as vigas, que são elementos horizontais, estão praticamente prontas no canteiro de obras da empresa.

Foto: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

Com essa etapa da fabricação das vigas realizada, o contexto geral da obra ganhará ainda mais velocidade após a finalização da construção dos pilares. “Será mais uma operação de montagem com a utilização de guindastes e, dentro da nossa expectativa, algo em torno de mais dez meses, a gente consegue atender a esse objetivo”, revelou Vitor. Diante da previsão do engenheiro, a obra estará sendo entregue à comunidade em fevereiro de 2024.

“Não gosto muito de cravar data, mas essa é a nossa atividade e temos que conduzir da forma mais técnica possível. Vamos reapresentar o planejamento à Prefeitura na semana que vem, no sentido de ser assertivos nas datas”, assegurou Vitor Pessoa, ao também garantir que os imprevistos citados não comprometem a qualidade da obra. “A gente discute toda semana e procura estar próximo da equipe de fiscalização da Prefeitura”, ´reforçou.

Com ampla experiência em construções de grandes pontes e viadutos em várias regiões do país, o responsável pela Concrepoxi revelou que obras do porte da nova ponte de Limoeiro são raras, principalmente, em cidades localizadas no interior. “São poucos municípios que conseguem viabilizar, não só a parte de projetos, como a parte de destinação financeira, de forma a conseguir realizar esse sonho da sua população”, pontuou.

Debatida e aguardada pela sociedade limoeirense há vários anos, a terceira ponte da cidade ligará a Rua Santa Cruz à Avenida Capibaribe e melhorará a mobilidade dos moradores dessas comunidades e das localidades circunvizinhas, tanto para o acesso ao centro comercial como para o retorno às suas casas. Quase que diariamente, o prefeito Orlando Jorge acompanha o andamento da obra, o que não foi diferente com o início da concretagem do bloco do primeiro pilar.

Foto: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

“Estamos aqui com muito carinho e austeridade. Tudo o que está sobrando de investimento nós estamos investindo aqui, que é para não parar a obra. Para não faltar ferro, concreto nem mão de obra. Para não faltar os insumos necessários para que a gente possa fazer essa edificação de engenharia civil, por sinal, belíssima”, comentou o gestor municipal. “É com alegria que a gente passa essas informações ao povo. Essa ponte vai integrar ainda mais o nosso comércio”, completou.

Na visão do prefeito, a ponte vai contemplar diversos setores, a exemplo da Congal, da Avenida Capibaribe, do Bairro José Fernandes Salsa e da Cidade. “O outro lado do rio vai se desenvolver. Ganha o povo de toda essa região, que tende a crescer mais comercialmente e a valorizar seus imóveis”, analisou Orlando. Ele também detalhou que o valor da obra vem passando por reajustes. O que foi orçada em R$ 10,5 milhões na gestão passada, atualmente se aproxima dos R$ 16 milhões.

O valor geral tem aumentado em decorrência do reajuste dos produtos, como cimento e ferro, além da mão de obra. “Estamos fazendo gestão de custo. Tudo o que sobra de investimento, a gente coloca aqui. Essa é uma obra estruturadora para a cidade. É uma obra que vai ficar para história”, disse Orlando. Ainda como fruto da parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e a Concrepoxi, a construtora fará, como cortesia, um estudo de recuperação da ponte velha, para que o prefeito possa buscar recursos para a revitalização e, possivelmente, duplicação da estrutura.