Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A proteção às mulheres, o enfrentamento à violência, a prevenção por meio da educação de base e o combate a mazelas sociais como a misoginia e o machismo fazem parte do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Dentro desse contexto, é fundamental a parceria com instituições responsáveis pela segurança pública. Na manhã desta quinta-feira (30), a diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Denise Ramos, reuniu-se com o novo comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco (6ª CIPM), Tenente Coronel PM Autair, e com o novo delegado seccional da Polícia Civil de Pernambuco em Limoeiro, Júlio Porto. O encontro pautou estratégias para intensificar o contato entre a gestão municipal e as duas corporações e, dessa forma, garantir direitos à população limoeirense.

Para a diretora executiva da Mulher, as impressões deixadas pela reunião foram bastante positivas. “Fortalecer a rede no combate à violência contra a mulher é muito importante. Acredito que a população vai enxergar, na prática e no seu dia a dia, as melhorias nessa atuação”, comentou Denise.

A Diretoria Executiva da Mulher faz parte do organograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e se norteia pelo empoderamento feminino e pelo enfrentamento às injustiças que prejudicam a vida das mulheres. Como a pasta se insere no contexto da segurança pública? A diretora explica: “A Diretoria da Mulher recebe denúncias de violência contra mulheres. A Polícia faz visitas a mulheres que sofreram violência doméstica e fiscaliza se, por exemplo, a medida protetiva que existe em favor dela está sendo cumprida e se o agressor está se mantendo longe da vítima. A corporação faz o acompanhamento dos casos”.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Em relação às ideias lançadas na reunião, Denise Ramos sublinhou que a atuação de outras pastas do governo municipal, a exemplo das Secretarias Municipais de Educação e Esportes, de Saúde e de Defesa Social e Trânsito, será fundamental para transformar a teoria em prática e para garantir a efetividade de políticas públicas. “Para além da questão do enfrentamento à violência doméstica, a Polícia também quer nos ajudar com palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino, prevenindo e evitando comportamentos que gerem violência. Para isso, contaremos com a parceria da Secretaria de Educação”, afirmou. “A Secretaria de Saúde poderá dar todo o aparato de saúde mental para os policiais que atendem as vítimas de violência. E a Secretaria de Defesa Social, através dos guardas municipais, será necessária para nós estreitarmos nossos vínculos. Então, será uma parceria conjunta para beneficiar tanto os trabalhadores como a população”, concluiu.

Além de Limoeiro, a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco também atende os municípios de Cumaru, Feira Nova, Machados, Passira e Salgadinho. O novo comandante, Tenente Coronel PM Autair, garante que o primeiro contato com o governo limoeirense foi bastante proveitoso. “Ainda estamos nos informando sobre as situações, pois chegamos este mês. Mas, desde já, nós percebemos uma parceria muito forte dos órgãos, uma interação excelente com a Polícia Civil e a Prefeitura. Estamos à disposição para cumprir a missão de proporcionar segurança à sociedade. Enquanto Polícia Militar, no combate à violência contra a mulher, temos a Patrulha Maria da Penha, que já trabalha em conjunto com a Diretoria da Mulher. Estaremos ajustando pontos conforme a necessidade e estaremos intensificando nossa atuação”, enfatizou.

Quem mais ganha com o trabalho integrado entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Prefeitura de Limoeiro é a população, destaca o novo delegado seccional da Polícia Civil em Limoeiro, Júlio Porto. “A primeira impressão que tive de Limoeiro é que se trata de uma cidade rica, culturalmente importante e com pessoas de bem, que são bem atendidas pelos serviços das Polícias Civil e Militar. Queremos dar sequência aos serviços da maneira mais eficiente possível, para que os cidadãos que saem de casa todos os dias saibam que estarão seguros. Agora, o próximo passo é saber quais são as outras demandas do poder público municipal, com as outras Secretarias, e procurar, dentro das nossas atribuições, atuar em parceria, de modo a tornar efetivo o sentimento de segurança na sociedade”, pontuou.