Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

As missões de transformar a sociedade, garantir direitos, empoderar os cidadãos e aquecer a economia fazem parte do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Nesse contexto, a parceria com entidades renomadas é fundamental. Com o objetivo de difundir a mentalidade empreendedora nas instituições de ensino, o governo municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Educação e Esportes, firmou cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover o projeto Educação Empreendedora. O pontapé inicial foi dado na manhã desta quinta-feira (10), na Sala do Empreendedor de Limoeiro, onde as duas entidades mobilizaram diversas comunidades escolares do município para a reunião de lançamento do programa.

O diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli, fez um balanço positivo do encontro e acredita que o Educação Empreendedora proporcionará estímulos à criatividade no ambiente escolar, sobretudo para os estudantes. “O projeto visa qualificar gestores, professores e estudantes na parte de empreendedorismo. Nós sabemos que os nossos jovens estão antenados às tendências da sociedade e têm uma criatividade aguçada, características que são essenciais para empreender. Então, a gente se sente à vontade para implantar esse projeto de Sebrae junto às escolas”, destacou.

Até o momento, seis escolas, todas da Rede Estadual, estão confirmadas no projeto, que se estenderá à Rede Municipal, com instituições participantes a definir. As Escolas de Referência em Ensino Médio (E.R.E.M.) Professora Jandira de Andrade Lima, Doutor Sebastião de Vasconcelos Galvão e Austro Costa, a Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro) e as Escolas de Referência em Ensino Fundamental (E.R.E.F.) Professora Suzel Galiza e Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira são as entidades com o passaporte carimbado. “As escolas da Rede Privada que quiserem se juntar ao projeto também estão convidadas. O atendimento da Sala do Empreendedor acontece de segunda a sexta, das 8h às 13h”, completou Feghalli.

Quem representou o Sebrae Pernambuco na ação foi a gestora de Educação Empreendedora da entidade, Mariah Ximenes. Durante a reunião, ela explicou a importância de implantar a mentalidade empreendedora nas escolas. “O empreendedorismo estimula a criatividade e a inovação e conscientiza as pessoas nas áreas de educação financeira. A tecnologia também é importante nesse processo. E o Sebrae tem grande atuação no empreendedorismo, no sentido de apoiar os microempreendedores individuais, e também as micro e pequenas empresas, que são responsáveis por mais de 90% da economia brasileira. Também atendemos as áreas de artesanato, agricultura familiar, agronegócio, pesca, marcenaria e educação. Então, a nossa intenção é oferecer o máximo de suporte a quem fomenta a economia brasileira”, apontou.

Além disso, a profissional destacou que a parceria com a Prefeitura aumenta a dimensão das iniciativas do Sebrae, pois acaba melhorando o ambiente de negócios e aquecendo a economia. “Com o apoio da Prefeitura, as ações não geram nenhum custo aos empreendedores, o que torna o processo mais democrático. Os investimentos são de 30% da Prefeitura e 70% do Sebrae”, concluiu Mariah.

O que é empreender? Para o estudante Antônio Neto, que cursa o 3º Ano do Ensino Médio na E.R.E.M. Doutor Sebastião de Vasconcelos Galvão, o verbo é sinônimo de realizar sonhos: “Para colocar uma ação em prática, precisamos traçar um planejamento e estabelecer metas. E minhas expectativas para esse projeto são as melhores”. Na avaliação do Professor Juvelino, que leciona na mesma escola, o projeto vai aumentar o protagonismo dos alunos nas escolas. “Quem é protagonista na escola certamente vai ser um profissional proativo. Consequentemente, vai realizar sonhos”.