Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Com o objetivo de ampliar o alcance dos serviços à população, a Prefeitura de Limoeiro promoveu, na última quarta-feira (6), mais uma edição do Projeto Viva Comunidade. Dessa vez, as equipes da gestão municipal estiveram na Praça de Vila Urucuba (Cedro), ofertando diversas atividades jurídicas, educacionais, médicas e nutricionais, sociais, culturais e esportivas. A décima primeira edição do projeto, que tem percorrido bairros da cidade e comunidades rurais, também garantiu, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, a oferta de serviços de segurança cidadã, por meio do Alerta Celular.

Perto de completar dois anos de atividade, o Viva Comunidade já beneficiou milhares de limoeirenses, estreitando os laços entre o poder público e a sociedade. “A gente tem o maior prazer de trazer serviços de todas as secretarias para atender a população. Isso aproxima a gestão pública do povo”, enfatizou o prefeito Orlando Jorge, que também elencou ações estruturais executadas e em execução no “Cedro”, com destaque para o asfaltamento das ruas, a instalação de luminárias de LED, as obras de saneamento e calçamento, a recuperação da ponte e a implantação de internet 5G gratuita na praça da comunidade.

Com atrativo número de participantes, desde crianças a idosos, o evento mais uma vez cumpriu sua missão: prestar serviços de utilidade pública e garantir cidadania para todas as classes sociais. “O Viva Comunidade continua firme, trazendo serviço público para perto das pessoas. E as pessoas, sentindo essa proximidade, interagem e se envolvem com o processo. É uma integração que envolve todas as secretarias na perspectiva de chegar junto as pessoas. O serviço público existe para isso, para estar perto das pessoas”, destacou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Entre as atividades oferecidas na Vila Urucuba, esteve a Contação de Histórias. O momento reuniu dezenas de crianças da localidade, sem deixar de lado muitos pais que também mergulharam no mundo da imaginação. “É uma maravilha poder compartilhar esse momento de informação, de alegria e de descontração, levando à criançada o conhecimento através do lúdico. É isso que nos encanta e que nos faz trilhar esse caminho”, ressaltou o arte-educador Thiago Freitas, que integra a equipe do Centro de Criação das Artes, entidade a qual mantém parceria com a Prefeitura de Limoeiro.

Vários serviços da Secretaria de Saúde também foram levados para Urucuba. Para a secretária da pasta, Paloma Sonally, a palavra “descentralizar” se encaixa bem com a proposta do projeto. “A gente descentraliza as ações em serviços públicos da gestão para próximo da comunidade. A nossa intenção é aproximar e garantir um maior acesso da população a todos os serviços públicos no seu território”, pontuou Paloma. Testagem rápida, práticas integrativas, vacinação, palestras preventivas, aferição de PA e HGT, aulão da Academia da Saúde e atendimentos nutricionais foram algumas atividades ofertadas.

Atualizações do Cadastro Único, emissão da primeira via do RG, cadastro para o primeiro título de eleitor, ouvidoria municipal e corte de cabelo também estiveram na programação de serviços gratuitos do Viva Comunidade, o que agradou a população. Somado a isso, as benfeitorias citadas pelo prefeito têm aumentado a autoestima dos moradores. Comerciante na Vila Urucuba, o popular “Índio” afirmou que o momento é de alegria. “Hoje, a alegria volta para comunidade. Os idosos jogando dominó na praça, as crianças brincando nas ruas. Há tempo não se via isso. Estou muito feliz”, finalizou.