A parceria com a comunidade cultural e a valorização das entidades, dos artistas e dos produtores que atuam no segmento estão entre as prioridades da Prefeitura de Limoeiro. Mais uma página importante desta história que converte a Cultura de Limoeiro em referência no Estado de Pernambuco foi escrita na manhã e na tarde de terça-feira (24) com a realização da 4ª Conferência Municipal de Política Cultural de Limoeiro. O evento foi promovido pelo Governo Municipal e pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Limoeiro (CMPCL), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), e abordou o tema: “Democracia e Direito à Cultura”.

“A construção de políticas públicas permanentes para a Cultura é uma missão que a gente busca e constrói diariamente. Para isso, contamos com as parcerias do Poder Legislativo, do Conselho Municipal de Política Cultural, do segmento cultural e da sociedade civil. A mobilização em torno do evento de hoje, um importante instrumento de diálogo e fortalecimento da cultura, é prova disso”, declarou a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Limoeiro, Dolores Carmen, no discurso de abertura.

Por sua vez, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, endossou o tema do evento. “Trata-se de uma pauta bastante oportuna, pois a Cultura é parte importante da democracia. E, para o fortalecimento da democracia, é necessária a participação coletiva. Garantir as expressões culturais, ter transparência com a população e abrir as portas da Secretaria de Cultura para orientar, apoiar e assessorar todos os fazedores de cultura são compromissos da nossa gestão”, afirmou.

Também foi anunciada na Conferência um importante dispositivo no apoio à administração pública e à comunidade cultural: a atuação da Pastoral de Educação e Cultura da Diocese de Nazaré, que se colocou à inteira disposição dos fazedores de cultura. “Estamos preenchendo a dinâmica das festas de padroeiros e padroeiras e de aniversários das cidades com apresentações culturais. E queremos potencializar nos 35 municípios da Diocese. Em nossa região, temos os maracatus, caboclinhos e coco de roda como exemplos de grandes expressões culturais”, destacou o coordenador da pastoral e vigário paroquial da Paróquia São Sebastião de Limoeiro, padre José Ramos.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Os palestrantes da 4ª edição da Conferência Municipal de Política Cultural de Limoeiro foram os representantes do Ministério da Cultura em Pernambuco, Anildomá Williams, e da Secretaria de Cultura do Estado, Edvaldo Júnior. Ambos demonstraram grande satisfação por estarem na “Princesa do Capibaribe” e agradeceram aos limoeirenses pela recepção.

Edvaldo Júnior destacou o contexto social e político em torno da Conferência. “Fazer cultura é um ato de resistência. E é muito bom ver esse auditório cheio para debater e valorizar a cultura. Limoeiro está ajudando o Brasil a fazer história. Estamos vivenciando e construindo o maior ciclo de desenvolvimento da cultura no nosso país. Com as colaborações que sairão daqui, teremos políticas culturais ainda mais fortes”, sublinhou.

A parceria entre os entes federativos é essencial para a construção e a garantia das políticas públicas, afirmou Anildomá. “Estamos em um momento de reconstrução e de novas perspectivas e esperanças. Então, temos muitas tarefas junto à sociedade e ao povo. Hoje, o Ministério da Cultura tem um volume robusto de recursos, com editais para projetos de todas as linguagens e todos os segmentos tanto nos Governos Estaduais quanto nas Prefeituras. E os recursos devem chegar lá na ponta, para os fazedores de cultura”, pontuou.

Além dos debates dos eixos temáticos, a programação da Conferência Municipal de Política Cultural de Limoeiro também contou com apresentação musical dos professores do projeto Música na Terra Amada e exibições de confeitos produzidos pelo Coletivo Dona Maria do Confeito e de esculturas dos artistas limoeirenses Emanuel Sacramento e Sivaldo Nóbrega.