Foto: Aline Rêgo/Prefeitura de Limoeiro

Em Limoeiro, o mês de agosto se encerrou com chave de ouro em virtude da entrega de mais uma obra com padrão de excelência. Na última sexta-feira (31/08), a Prefeitura reinaugurou a Escola Municipal João Heráclio Duarte, localizada na Avenida Severino Pinheiro, no Centro da cidade. Trata-se da sexta obra da Rede Municipal de Ensino concluída pela atual gestão, que já inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil Sagrada Família (Loteamento Lagoa Azul) e reformou a Escola Municipal Luís Sátiro Pereira (Vila Mendes), o Centro Municipal de Educação Infantil Padre Luís Cecchin (Pirauíra), a Escola Municipal Maria Bezerra (Lagoa Vermelha) e o Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Guimarães Rodrigues (Alto de São Sebastião).

A solenidade de reinauguração da Escola Municipal João Heráclio Duarte contou com apresentações da Banda Marcial da escola e do coral do Projeto Música na Terra Amada, representado pelas Escolas Municipais Nossa Senhora dos Anjos e Professor Antônio de Souza Vilaça. Também foram realizadas homenagens a profissionais que marcaram época na instituição de ensino e à equipe de funcionários.

Completamente repaginado, o espaço agora oferece à equipe gestora, aos professores, aos funcionários e aos estudantes um ambiente mais confortável, mais moderno e totalmente propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal de todos os integrantes da comunidade escolar. “É uma grande alegria receber uma escola praticamente nova. A estrutura que já existia foi completamente reorganizada. Uma educação de qualidade passa por um prédio limpo, uma estrutura adequada, banheiros limpos, equipe capacitada, merenda de qualidade, e tudo isso a Escola João Duarte tem”, comemorou a gestora da instituição de ensino, Marcela Pessoa.

O secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, comemorou essa importante etapa da Rede Municipal de Ensino e mencionou outras obras da pasta educacional que estão em andamento. “Vamos continuar avançando. Temos uma nova obra com entrega prevista para o final do ano, caso tudo ocorra conforme o planejado, que é a Escola Municipal Otaviano Basílio completamente reinaugurada, com o mesmo padrão de qualidade das demais obras. Também está sendo reformada a Escola José Teodoro, em Salobro, na Zona Rural. E está em construção, na Comunidade São Jorge, uma Creche Padrão FNDE. Nossos profissionais e nossos estudantes estão ocupando espaços de qualidade, o que vai nos ajudar a proporcionar educação de qualidade”, afirmou.

Ex-aluno da instituição de ensino, na época em que o prédio se chamava Escola Estadual Morais e Silva, o prefeito Orlando Jorge se emocionou durante a cerimônia. Uma das homenageadas na solenidade foi a mãe do gestor municipal, a professora Maria de Lourdes Pereira de Andrade (in memoriam), que agora dá nome à Sala dos Professores da escola. “Foi o primeiro lugar onde estudei. Essa escola mora no meu coração. Sempre é uma grande emoção estar aqui. E a reinauguração da Escola João Duarte é a certeza de que estamos no caminho certo. Faz parte dos nossos planos de melhorar as escolas e valorizar os professores e estudantes. Um ambiente limpo e bonito ajuda no aprendizado e eleva a autoestima da comunidade escolar”, destacou. “Quero agradecer à Escola João Duarte e à Secretaria de Educação e Esportes pela merecida homenagem à minha mãe, que foi uma grande educadora e incentivou toda a nossa família a estudar. Ela nos dizia que o que os pais podem deixar para os filhos é o estudo”, concluiu.

A família da personalidade que é homenageada com o nome da unidade educacional também compareceu ao evento e externou sua gratidão por essa grande obra do governo municipal. Um dos empresários mais renomados da história do comércio local, João Heráclio Duarte foi eleito prefeito de Limoeiro, mas faleceu em 1959, dois meses antes de assumir o cargo.

Foto: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro