Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O plano de recuperação estrutural das escolas da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro cumpriu mais uma etapa na tarde deste sábado (2), com a reinauguração da Escola Municipal José Teodoro da Silva, localizada no Sítio Salobro de Araras. Além da equipe educacional da unidade de ensino e da comunidade escolar, o evento reuniu integrantes da administração municipal. Desde o primeiro ano da gestão, a Prefeitura de Limoeiro tem planejado e executado melhorias nos prédios das escolas e creches do município.

O prefeito Orlando Jorge esteve em Salobro e acompanhou a entrega da unidade de ensino, que foi reformada e ampliada. A escola também ganhou novos mobiliários e parque de diversão. Construída em 1986, a escola foi “repaginada” em 2023, tornando-se um equipamento de referência educacional para a Zona Rural, que vai refletir na ampliação da qualidade de ensino. “Não é apenas reformar o prédio, mas é, principalmente, garantir que as crianças continuarão aprendendo e lendo de forma fluente, com um belíssimo Português. Isso para nós é uma honra”, descreveu o gestor municipal.

Orlando também detalhou a construção da Sala de Recursos Especiais e da Sala de Suporte Tecnológico, a requalificação da Biblioteca, o aparelhamento da Cozinha, além dos benefícios nas salas de aula e nos espaços administrativos. “Quero dizer ao povo de Limoeiro que estamos fazendo de forma carinhosa. As crianças estão lendo e sabendo o que estão lendo, interpretando a leitura e fazendo contas. Para a gente, isso é a certeza de que essas crianças estarão num futuro bem melhor”, enfatizou o prefeito em tom emocionado, garantindo que todas as escolas municipais serão contempladas.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A educadora Brena Valéria, diretora da Escola Municipal José Teodoro da Silva, resumiu o momento com a palavra “alegria”. “Alegria define o dia de hoje. É trazer para a comunidade algo novo, algo bonito que venha engrandecer, de fato, a clientela que a gente recebe. Essa comunidade é distante (da cidade), mas é acolhedora. Que a gente possa continuar fazendo o nosso trabalho num ambiente, agora, agradável aos olhos”, destacou a gestora. “A aprendizagem não se dá apenas no ambiente, ela se dá a todo momento. Mas, com um ambiente harmonioso e agradável, ela se faz cada vez melhor”, completou.

Valéria também ressaltou que as melhoria promovidas no espaço educacional do Sítio Salobro de Araras representam a realização de um sonho. A diretora pedagógica reforçou que a escola é o maior espaço de acolhimento e socialização da comunidade. Por isso, as obras garantidas pela Prefeitura de Limoeiro não contemplam apenas professores e alunos, mas, sobretudo, as famílias da localidade. “A escola é vista como ponto de referência dentro da comunidade. A gente não tem outro espaço tão amplo e acolhedor como a escola. Todas as ações vivenciadas na comunidade, muitas vezes, se dão na escola”, pontuou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Ao relembrar a crítica situação estrutural das escolas, fruto de um mapeamento feito no início da gestão, em 2021, o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, justificou a tão necessária intervenção de reforma, recuperação e ampliação da Escola Municipal José Teodoro da Silva. “Tínhamos muita tristeza ao chegar e vermos que nossas crianças e nossos profissionais estavam num ambiente que não estava apropriado para o processo de ensino-aprendizagem e para a convivência. Em algumas escolas, já iniciamos esse processo de recuperação e, nesse momento, chega a vez da escola de Salobro”, enfatizou Melo.

O secretário da pasta educacional ainda detalhou que as escolas municipais têm passado, praticamente, por um processo de reconstrução, tendo em vista o cronograma de ações executadas na infraestrutura delas. “As pessoas vão ter acesso aos ambientes e vão ver que estamos numa escola decente. Um espaço digno de receber estudantes, profissionais e famílias para que o processo possa ocorrer”, disse Fernando. Ao mencionar as qualidades do novo prédio, o secretário garantiu que as escolas municipais estão se tornando espaços de maior humanização.

Trabalhos a todo vapor

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

De 2021 para cá, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, já reinaugurou as Escolas Municipais Luís Sátiro Pereira (Vila Mendes), Maria Bezerra de Lima (Lagoa Vermelha), Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino (Avenida Jerônimo Heráclio), Professor Antônio de Souza Vilaça (Centro Social Urbano) e João Heráclio Duarte (Avenida Severino Pinheiro) e os Centros Municipais de Educação Infantil Júlia Guimarães Rodrigues (Alto de São Sebastião) e Padre Luís Cecchin (Bairro da Pirauíra). Em breve, com conclusão dos trabalhos prevista para o período entre o final de janeiro e o início de fevereiro, será reinaugurada a Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo (Bairro do Juá).

Além da recuperação dos espaços de ensino já existentes, as famílias limoeirenses também já receberam novas unidades. Dessa forma, o Governo Municipal amplia o acesso à Educação. O Centro Municipal de Educação Infantil Sagrada Família foi inaugurado em 2021, a Creche Padrão FNDE da Comunidade São Jorge está sendo construída e tem conclusão prevista para o ano de 2024, e será iniciada a construção de uma Escola Padrão FNDE no Loteamento Lagoa Azul.

Homenagem

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

José Teodoro da Silva, personagem que dá nome à escola, nasceu em 1919, no município de João Alfredo. Teve infância e adolescência marcadas no Sítio Imbé, onde também casou-se com a senhora Ana de Luna Cavalcanti, com quem teve oito filhos. Sempre dedicado às atividades do campo, vendeu uma criação de animais para apostar a vida no Sítio Salobro de Araras, quando a comunidade tinha apenas 10 famílias residentes. Com o crescimento do lugar, foram surgindo algumas necessidades, dentre elas um espaço que fosse dedicado ao ensino-aprendizagem.

Em 1986, procurado pelo então prefeito José Artur Teobaldo Cavalcanti, a pedido da comunidade, Teodoro entendeu, de imediato, a necessidade de um terreno para construção de uma escola no Sítio Salobro, e garantiu a doação de parte da propriedade dele para que ali fosse erguida a unidade de ensino. Naquela ocasião, era realizado o sonho de muitas famílias de terem seus filhos e netos alfabetizados na própria comunidade. Como homenagem, a escola recebeu o nome dele. O benfeitor faleceu em 1986, mas chegou a participar da inauguração, ficando marcado para sempre na história educacional de Limoeiro.