Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

As ações direcionadas à saúde dos trabalhadores integram o plano de ação da Prefeitura de Limoeiro paralelamente aos cuidados com a população. Na manhã da última quarta-feira (16), o auditório da Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma importante capacitação que abordou o tema: “Educação sobre Saúde do Trabalhador na Atenção Básica”. A palestra teve os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Limoeiro como público prioritário e foi ministrada pela profissional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Goiana (CEREST Goiana), Janete Batista Ferreira.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município de Limoeiro, Thaynara Fernanda, outras categorias de trabalhadores da Saúde já foram ou serão contempladas pela iniciativa que está sendo realizada pela gestão municipal e pelo CEREST. A próxima capacitação acontecerá na quarta-feira que vem (23), também no auditório da Secretaria de Saúde, e será voltada para outro grupo de Agentes Comunitários de Saúde. “Enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e médicos também estarão vivenciando essa capacitação, sempre às quartas-feiras. Assim, vamos atendendo todos os profissionais da nossa Rede de Saúde. As capacitações vêm proporcionando momentos de reflexão e têm o objetivo de proteger os nossos trabalhadores, levando até eles uma forma de reabilitação e prevenindo riscos ou agravos relacionados ao trabalho”, afirmou.

Outras ações direcionadas à saúde da classe trabalhadora já foram realizadas pela gestão municipal, reforçou Thaynara: “A saúde do trabalhador está tendo maior visibilidade no nosso município. Contamos com atendimentos noturnos nas Unidades Básicas de Saúde, tendo como público prioritário os trabalhadores que não conseguem ter acesso aos serviços de saúde no turno da manhã ou da tarde devido ao horário comercial. Uma vez por semana, as Unidades Básicas de Saúde de Limoeiro funcionam em horário ampliado, para que a gente também possa atender essa parcela significativa da população”

Por sua vez, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Limoeiro, Daniella Nemésio, recordou que o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi vivenciado em uma data recente, 27 de julho. “Juntamente com o CEREST, estamos alertando os Agentes de Saúde e todos os trabalhadores da rede para a necessidade de reduzir os números de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Com isso, iremos promover um ambiente mais seguro e mais saudável para todos os setores produtivos”.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A presidenta da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Limoeiro (AMACSEL), Simone Maria, definiu a capacitação como um momento de suma importância e garantiu que o conhecimento adquirido será aplicado no dia a dia. “Estamos sendo orientados a identificar os trabalhadores que passam por adoecimento, bem como a forma de adoecimento, devido ao trabalho. Essa capacitação vem sendo muito esclarecedora para o nosso dia a dia. Além de nos cuidar, também estaremos conscientizando os trabalhadores do nosso território”, pontuou.

Agente Comunitária de Saúde da comunidade rural de Duas Pedras, Simone Maria relatou situações que testemunha em seu território. “Por exemplo, vamos orientar mulheres costureiras, que passam muito tempo sentadas, a se cuidarem enquanto estão trabalhando. Entre os trabalhadores rurais, nós observamos incidência de câncer de pele e catarata devido à exposição ao sol. Então, é importante utilizar equipamentos de proteção como camisa UV e chapéu, além do protetor solar”, pontuou.

Essa é a continuidade de uma série de capacitações oferecidas pela Prefeitura de Limoeiro, ressaltou a trabalhadora de Saúde. “Recentemente, nós, enquanto Agentes de Saúde e de Endemias, passamos por uma qualificação técnica (para saber mais sobre o Curso Saúde com Agente, clique aqui), onde ganhamos conhecimento para desenvolvermos nossas funções. E a capacitação desta manhã vem agregar novas informações, para que possamos desenvolver melhor as nossas ações nos nossos territórios, dentro da Atenção Básica”, finalizou Simone.

O que é o CEREST?

Implantado pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e pelo Ministério da Saúde, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) é um órgão articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde dos trabalhadores.

A entidade dá suporte aos municípios por meio de ações e experiências de Vigilância em Saúde. de caráter sanitário e base epidemiológica. Trata-se de mais uma ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS). cujo intuito é democratizar o acesso à saúde.