Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, e em parceria com o Instituto Biolook, promoveu mais uma iniciativa especial para familiares de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Intitulada “Cuidando de Quem Cuida” e realizada na sede da Diretoria Executiva da Mulher/Núcleo de Inclusão Produtiva, a ação teve mães de crianças e jovens autistas como público-alvo e encerrou o calendário do Abril Azul – Mês de Conscientização do Autismo.

Na ocasião, foram oferecidos os serviços de corte e escova de cabelos, maquiagem, design de sobrancelhas e drenagem facial, além de palestra e diálogos sobre empoderamento feminino. Foi um dia inesquecível para muitas chefas de família, a exemplo de Dona Érika, mãe de aluna com TEA atendida pela Rede Municipal de Educação de Limoeiro. “Nós, como mães atípicas, temos muitas demandas para os cuidados com os nossos filhos, então o nosso tempo é curto. É muito importante a Prefeitura fazer ações como essa, porque aí a gente aproveita e se cuida. Assim, nós temos um tempo só para a gente, com mães de crianças atípicas. E a gente aproveita para ajudar umas as outras e, também, para colocar as conversas em dia”, comenta a dona de casa, em tom muito bem humorado.

Para a diretora executiva da Mulher, Denise Ramos, eventos como esse fortalecem a rede de apoio às mães limoeirenses, sobretudo as que mais precisam de ações do poder público. “No dia de hoje, prestigiamos as mães, para que elas se sintam queridas e acolhidas. Realizamos palestras sobre empoderamento feminino e também contamos com o apoio de profissionais da área da beleza, para que elas saiam daqui transformadas”, detalhou.

Todas as mobilizações possíveis, por meio de ações educativas, iniciativas pontuais ou medidas de enfrentamento às mazelas sociais, estão sendo realizadas pela gestão municipal, garante Denise. “Além de mães, elas são mulheres. Para que cuidem dos seus filhos, elas precisam estar conectadas com elas mesmas”, concluiu.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Não havia lugar melhor para encerrar a programação do Mês de Conscientização do Autismo, destacou a coordenadora de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da Rede Municipal de Educação, Lúcia Rodrigues. “A Diretoria da Mulher trabalha com o empoderamento e o desenvolvimento das mulheres. E as mulheres precisam estar empoderadas para se cuidarem e para cuidarem de seus filhos. Quero agradecer à maquiadora Tamires, à designer de sobrancelhas Meyre e à equipe de cabeleireiras de Biolook por esta manhã agradabilíssima para as nossas mamães”, pontuou.

O presidente do Instituto Biolook, popularmente conhecido pelo mesmo nome, definiu o evento como transformador. “Renova o corpo, a alma e a beleza e eleva a autoestima”, declarou o cabeleireiro e maquiador. “Parcerias como essa colocam o nosso município em evidência”, completou.

Vale lembrar que, na semana passada (quarta-feira, 19), na Arena Limoeiro, crianças e jovens com TEA e suas famílias vivenciaram uma manhã repleta de diversão, numa iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e de Saúde, em parceria com a Caravana do Palhaço Xililique. Durante este mês, também houve capacitações para apoiadores escolares, gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino.