A Prefeitura de Limoeiro segue nos preparativos para a Festa de São Sebastião. O evento, considerado o mais tradicional da cidade, completa 132 anos e marca a retomada da programação cultural depois de dois anos, tendo em vista a necessidade do cancelamento das atividades artísticas em 2021 e 2022 por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A contagem regressiva para a volta tem gerado grande expectativa para quem vai curtir as noites de shows, mas também para quem comercializa no período.

Pensando na organização e na logística durante o período da festividade, a gestão reuniu barraqueiros e gasoseiros cadastrados na Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude para apresentar o planejamento organizacional da Festa de São Sebastião. A reunião aconteceu nessa segunda-feira (9), no Centro Cultural Ministro Marcus Vinícios Vilaça, na Praça da Bandeira, com amplo número de participantes, sob a coordenação do prefeito Orlando Jorge, o qual afirmou de imediato que os comerciantes cadastrados de Limoeiro são prioridade.

Outro ponto importante garantido pelo prefeito é a gratuidade para comercializar na festa. “Foi um prazer conversar com os barraqueiros e gasoseiros da Festa de São Sebastião, que ressurgiu depois de dois anos daquele ‘apagão’ da Covid. Graças a Deus, todo mundo está animado e vai fazer negócios. Mas eu disse ao pessoal que a intenção da Prefeitura, primeiro, é não cobrar nada de ninguém. Não vamos cobrar chão, mas desejamos que eles tenham disciplina e organização e ganhem muito dinheiro”, destacou Orlando Jorge.

A programação de shows no palco principal, que será montado no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro (Pátio da Feira), acontecerá nos últimos três dias da festa, com nomes confirmados que prometem reunir grande público. Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Dorgival Dantas, Rhayza Fontes e The Fevers são algumas atrações confirmadas. E, por conta do grande número de pessoas aguardado durante o fim de semana de apresentações, a Prefeitura também está empenhada em garantir a segurança dos visitantes.

De acordo com o gestor, além das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, ainda haverá a contratação de segurança particulares. Toda essa estrutura também visa garantir a segurança daqueles que vão comercializar. “Tenho certeza de que vamos fazer uma belíssima festa, a festa da família, e que não vai haver nada que desabone o conceito dela, que é uma festa religiosa e tradicional”, comentou o prefeito, desejando boas vendas para os segmentos, inclusive para o comércio local, que aquece neste período.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Ricardo Silva, adiantou que a Prefeitura vai garantir o lançamento do efetivo da Guarda Municipal que trabalha no plantão de 24 horas, além dos efetivos extras que serão escalados para os dias de programação, somado aos 28 seguranças particulares contratados. “A Guarda vai trabalhar na parte externa, nos arredores do evento e na parte de trânsito. Os seguranças vão atuar nos bloqueios para evitar a entrada de armas e vasilhames de vidros, substituindo por vasilhames de plásticos”, pontuou o secretário.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Na coordenação da organização do evento, a secretária da pasta cultural, Dolores Carmen, citou durante o encontro a importância do impacto econômico na vida dos comerciantes, sejam formais ou informais. Ela também reforçou a garantia da gratuidade da taxa de comercialização e a prioridade para os cadastrados, mas solicitando a contrapartida deles nos quesitos organização e disciplina. Para “Dodinha”, o público que virá prestigiar as noites de festa contará com grande número de moradores de outras cidades, o que gera ainda mais possibilidades de vendas.

“Já tínhamos os cadastros e fizemos a atualização desde o último São João. Agora, renovamos essa liderança do povo que já trabalha conosco para estarem nesta festa. Diante do espaço que já temos e das pessoas que já convivem há muitos anos na festa, a gente pode garantir a participação mais uma vez”, disse Dolores. Este ano, uma novidade é o palco cultural na frente da Paróquia de São Sebastião, tendo início nesta terça-feira (10), abrindo espaço para os artistas locais e sendo mais uma opção de vendas.

O resultado da reunião agradou aos comerciantes. Poliana Silva foi uma delas. “Mais uma vez estamos aqui juntos para fazer essa festa e para que a gente venha ganhar um dinheiro bom, porque são dois anos que a gente não tem trabalhado em festa por conta da pandemia, e este ano a Prefeitura está colocando muitas atrações boas. Esperamos que seja uma festa relevante e proveitosa, e que a gente possa ganhar nosso dinheiro, cada um respeitando o espaço do outro”, disse Poliana, que há 30 anos atua nesse segmento.