Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Em Limoeiro, o ano começou com os olhares mantidos para o campo social. Com os apoios da Prefeitura Municipal de Limoeiro, do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID) e da DUAL, o Centro de Criação Galpão das Artes promoveu o Primeiro Encontro da Família. O evento, realizado na noite de sexta-feira (6), marcou a renovação das matrículas e o início das atividades do Programa Arte Educação, o qual contempla 25 crianças de famílias em situação de maior vulnerabilidade social com atividades no contra turno escolar e assistência alimentar.

“A data da retomada, que coincide com o Dia de Reis, celebra o início de ações que vêm preservar e atender o que coloca o Estatuto da Criança e do Adolescente. É bom lembrar que o mês de janeiro gera um certo ócio porque a meninada precisa de atividade. Então, as 25 crianças e os responsáveis garantiram a nova matrícula. E isso foi muito oportuno, porque elas confirmaram a continuidade desse coletivo”, destacou o diretor do Galpão das Artes, Fábio André.

Após o momento administrativo da renovação das matrículas, alunos e pais acompanharam uma apresentação teatral da Casa da Juventude de Glória do Goitá. “Foi uma oportunidade ímpar, porque eles tiveram a chance de entenderem qual é o papel também do programa, que é desenvolver uma habilidade cultural. No caso específico da Casa da Juventude, essa habilidade é o teatro”, detalhou Fábio. No palco, os convidados apresentaram a peça “Só sei que foi assim”.

Foto: Júnior Silva/Web TV É Notícia

“A peça apresentada garantiu, legitimou, incentivou e valorizou o que o jovem pode aprender fazendo teatro. Além de trabalhar o aspecto cognitivo, trabalha a questão corporal, a questão da impostação de voz e a valorização da arte enquanto arte cênica. E isso é o que fortalece, dinamiza e provoca o que é trabalho em grupo, já que a arte cênica tem essa possibilidade”, ressaltou André, que reconheceu a importância dos pais no processo de permitir que as crianças vivam as possibilidades.

O Projeto Arte Educação acontece todos os sábados como jornada continuada das atividades escolares regulares. De acordo com o diretor do Galpão das Artes, este ano, o projeto continuará trabalhando as seguintes metas: incentivo à leitura, incentivo à produção textual e incentivo à confecção de brinquedos populares. Ao término do calendário deste ano letivo, as produções farão parte de uma exposição na própria sede da instituição cultural.