Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A manhã deste sábado (4) reservou um momento muito especial para o campo social em Limoeiro. O Centro de Criação Galpão das Artes vivenciou o início das atividades do Programa Arte Educação no ciclo de 2023. A ação educativa, que atende crianças de famílias de baixa renda e em estado de vulnerabilidade social, é garantida através de uma parceria entre a entidade cultural, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), a empresa DUAL e o Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID).

O Programa Arte Educação sempre é aplicado nas manhãs de sábado, no Centro de Criação Galpão das Artes. O gestor da entidade e diretor executivo de Cultura de Limoeiro, Fábio André, conta quais são as atividades garantidas pela iniciativa. “O referido programa contempla vivências de incentivo à leitura, produção textual, produção de desenhos e práticas de confecção de brinquedos populares, tais como o Mané Gostoso e o Vaivém do Lúdico”, explica.

A parceria com o governo municipal é garantida por um trabalho conjunto entre três pastas da administração. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania garante a realização do Programa Arte Educação via Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, canal de repasse de doações pelo Imposto de Renda – Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. As crianças são matriculadas na Rede Municipal de Ensino, onde atua a Secretaria de Educação e Esportes. Por fim, a Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude também é contemplada, pois as produções de textos, desenhos e brinquedos populares pelas crianças são formas eficientes de preservar manifestações culturais típicas do povo limoeirense.

De acordo com o Galpão das Artes, o Arte Educação completa 11 anos de atividades em 2023. “Ao todo, são 25 crianças beneficiadas entre a faixa etária de 8 a 12 anos”, conclui Fábio André.