Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

A parceria com o Governo do Estado é estratégica e fundamental para a garantia de direitos à população, principalmente a famílias de baixa renda. Na manhã desta quinta-feira (4), na sede da Diretoria Executiva da Mulher, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, promoveu a oficina “Introdução alimentar para o seu bebê”. Ministrada pela nutricionista Camilla Peixoto e direcionada a gestantes e puérperas de Limoeiro, a iniciativa marcou mais uma importante etapa do Programa Mãe Coruja no município.

A atividade educativa faz parte do segundo módulo de palestras, onde são abordadas temáticas referentes a crianças. A ação foi realizada por meio de um trabalho conjunto entre a Diretoria Executiva da Mulher de Limoeiro, a 2ª Gerência Regional de Saúde (II Geres) e a Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe (GRE-VC). “Tiramos dúvidas das mamães e ensinamos a elas como os alimentos devem ser introduzidos nas crianças. A orientação inicial, para crianças de seis meses a um ano de idade, é que sejam evitados produtos industrializados e alimentos com quantidade excessiva de sal e açúcar, para que, dessa forma, elas tenham uma vida mais saudável e não desenvolvam hipertensão e diabetes”, explicou a nutricionista Camilla Peixoto, instrutora da oficina.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Uma das mulheres contempladas pelo Mãe Coruja é Wadja Kelly. Mãe de três filhos, ela se mostra muito satisfeita com toda a assistência oferecida pela equipe técnica do programa. “Sou mãe de três filhos e a vida me deu muita experiência. Mas é importante aprender cada vez mais. A equipe do projeto é ótima, nos ensina muito e também nos dá um grande apoio moral”, relatou.

Gerenciado pelo Governo de Pernambuco, o Programa Mãe Coruja visa oferecer gestação e pós-parto saudáveis a mães pernambucanas. O acompanhamento começa nos primeiros meses de gestação e segue até o momento em que a criança completa cinco anos de idade. O objetivo consiste em diminuir a mortalidade infantil e a mortalidade materna. São oferecidos serviços nas áreas de Saúde, Assistência Social e Cultura. Em Limoeiro, o Mãe Coruja funciona na Policlínica Inacinha Duarte, reforçando a parceria entre os governos estadual e municipal.

“Toda gestante que se interessar em participar dos nossos encontros pode nos procurar na Policlínica. Se a gente não estiver atuando na área em que ela está inserida, ela pode se dirigir à UBS que fica mais próxima da sua casa e onde a gente atua. Nós abordamos temáticas voltadas às mulheres, aos bebês e às famílias, a fim de orientar as futuras mamães”, explica a coordenadora do Programa Mãe Coruja em Limoeiro, a pedagoga Maria Paula.