Retornando com a participação do público depois de dois anos, a Festa de São Sebastião de Limoeiro chega à marca de 132 edições superando expectativas. A pausa ocorreu em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, mas, com a liberação por parte das entidades de saúde para a realização de eventos, a festividade religiosa mais tradicional da cidade tem contemplado a comunidade com programações religiosas e culturais. Paralelamente, o evento ocorre nas paróquias de São Sebastião e de Nossa Senhora da Apresentação.

Este ano, a festa conta com amplo apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio de ações integradas das secretarias municipais. As comemorações tiveram início em 10 de janeiro, com trezenário na paróquia que leva o nome do santo protetor da peste, fome e guerra. Além disso, nos cinco primeiros dias do evento, os fiéis foram contemplados com uma programação exclusivamente dedicada aos artistas locais e à cultura popular. As apresentações ocorreram sempre após as celebrações das missas, no pátio da Igreja Matriz.

Márcia Adriana, Paula Peixoto & Dayvison Danilo, Moura Rossi, Ciço Gato, Kátia Rodrigues, Plínio Rodrigues, Pastoril do PIM s Mestre Anderson Miguel & Ciranda Raiz do Norte animaram o grande público nas noites também dedicadas às apresentações culturais. Dividindo o tempo entre as celebrações religiosas e a programação cultural, o pároco da Paróquia de São Sebastião, Padre José Ícaro, tem avaliado como positivo o novo formato e as novidades implantadas na estrutura deste ano, o que tem resultado na efetiva participação das pessoas.

“Não deve haver distanciamento, pois a gente deve ser sinal de Deus onde a gente estiver. Eu acredito que as pessoas entenderam isso, que nós somos, juntos, sinais de Deus. E a gente vai levando às pessoas esse sinal, através de um aperto de mão, de um abraço ou numa foto que a gente tira, mas sempre com muito respeito. E essa alegria do povo temos visto nas apresentações, nas festividades e nas celebrações, pois percebemos isso, o povo está feliz”, destacou o pároco, que, apesar de jovem, também celebra a confiança e a acolhida da comunidade.

Enquanto nas missas, as pastorais, os grupos jovens, as comunidades e os ministérios revezam na organização e no apoio, no palco cultural o talento limoeirense garantiu animação, recordação e emoção. “Foi um prazer chegar ao Alto de São Sebastião, onde iniciei a minha carreira. Aqui já cantei em circo, assisti a shows de Reginaldo Rossi e Carlos Alexandre, e é uma alegria muito grande voltar para mostrar um show maravilhoso para o povo de Limoeiro nessa Festa de São Sebastião”, disse em tom emocionado o cantor Moura Rossi.

Com DNA musical herdado do pai, Toinho de Limoeiro, a cantora Kátia Rodrigues esbanjou sorrisos ao voltar à programação da Festa de São Sebastião depois de dois anos. “É muito gratificante. Estou muito feliz em poder voltar a essa festa, que é uma tradição da cidade”, afirmou a artista, que não deixou faltar grandes sucessos eternizados na voz de seu pai. O mesmo aconteceu com Plínio Rodrigues, sobrinho de Toinho. “Só alegria em voltar a cantar. Só tenho a agradecer a Papai do Céu por ter tido um tio da qualidade de Toinho de Limoeiro”, completou.

O cantor Ciço Gato, um dos nomes mais tradicionais da “festa de janeiro”, não escondeu a emoção de voltar ao palco. “É sempre um prazer. Por muitos anos estive no palco da Igreja Matriz da Apresentação, agora na Matriz de São Sebastião”, comemorou o cantor que “detona” no show. No repertório, não faltaram os maiores sucessos do “Rei” Roberto Carlos, seu ídolo de longas datas, além das canções irreverentes e conpostas por ele. Ciço também aproveitou a oportunidade para lançar a nova música de trabalho dele, intitulada de “Visão”.

No domingo (15), dentro da programação da festa, aconteceu a oitava Cavalgada de São Sebastião e a terceira Missa do Vaqueiro. Inicialmente, cavaleiros e amazonas participaram do momento religioso, celebrado no Horto Florestal pelo padre José Ícaro, e depois cavalgaram pelas principais ruas e avenidas da cidade ao som de Deyvison Danilo, retornado ao Horto para os shows de Deivinho Magnata e Cezar Fontinelly. “Prestigiamos um percurso por dentro da cidade. Precisamos desses eventos para ajudar na renda dos gasoseiros”, destacou o idealizador do evento, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”).

Mais festa no próximo final de semana

Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, a programação artística será retomada, mas dessa vez no palco que está sendo montado no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro (Pátio da Feira), no Centro. Os shows serão realizados sempre após a missa. Na sexta (20), tem o sorteio da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL), Aldinho do Acordeon, Tarcísio do Acordeon, além de DJ Bruno César nos intervalos. No sábado (21), será a vez de Rhayza Fontes, Dorgival Dantas, Patusco, enquanto os intervalos serão animados por DJ Senna.

Finalizando a programação de shows, no domingo (21), após a procissão de encerramento com a imagem de São Sebastião, que sairá às 16h da Igreja Matriz de São Sebastião para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, acompanhada da girândola no Morro do Redentor, estão confirmados The Fevers e Limão com Mel, com DJ Sonny nos intervalos. Antes, pela manhã, ainda terá a Corrida de São Sebastião, com a participação de atletas locais e convidados. A cobertura completa poderá ser acompanhada nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Limoeiro.