Imagem aérea: Tarcísio Férrer/Prefeitura de Limoeiro

Em Limoeiro, depois de cinco noites de música, diversão e reencontros no palco cultural instalado no pátio da Igreja Matriz de São Sebastião, os três últimos dias da festa mais popular da cidade reuniu, em média, 10 mil pessoas por noite no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro para curtir uma diversificada programação de shows, por ocasião dos 132 anos da Festa de São Sebastião. Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, a cidade se tornou um dos destinos mais procurados do interior pernambucano.

Aldinho do Acordeon, Tarcísio do Acordeon, Rhayza Fontes, Dorgival Dantas, Patusco, The Fevers e Limão com Mel, além dos DJs Bruno César, Senna e Sonny, abrilhantaram as noites e madrugadas de festividade. Pessoalmente, o prefeito Orlando Jorge acompanhou os detalhes do evento – desde o planejamento ao encerramento – e comemorou o resultado alcançado, atribuindo o sucesso à integração das secretarias e diretorias municipais e ao modelo econômico da gestão.

“Essa festa foi fruto do dever de casa, da economia e do trabalho que a gente fez pensado, silenciosamente. Lá atrás, quando a gente fez o São João, eu disse: ‘Vou me preparar para São Sebastião’. E a gente honrou. Pagamos ao servidor público todos os compromissos de dezembro e fechamos, de forma inédita, o exercício de 2022 sem restos a pagar. Ainda deu para fazer uma poupança e realizar essa belíssima festa, que entrou para a história, com muita organização e segurança”, destacou Orlando.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Uma das atrações mais aguardadas pelo público, Tarcísio do Acordeon cantou pela primeira vez em Limoeiro. O sanfoneiro, que atualmente ocupa os primeiros lugares nas rádios do país e nos aplicativos de música, agradeceu o carinho e a receptividade dos limoeirenses. Sobre o sucesso que alcançou nos últimos anos, ele relembrou a inabalável fé diante das dificuldades, enfrentadas. “A minha vida toda foi batalhando na música. Foi Deus. Se você persistir e batalhar, uma hora dá certo”, pontuou.

A jovem Rhayza Fontes voltou a Limoeiro para realizar o primeiro show dela em carreira solo. “Essa cidade é incrível. Amei essa festa maravilhosa”, revelou. “Todo artista gosta de se sentir querido e as pessoas aqui sempre me recebem bem”, completou. O mesmo sentimento foi compartilhado pela Banda Patusco. “É sempre lindo quando Patusco vem a Limoeiro. A galera recebe bem, e a gente acha legal essa energia maravilhosa”, ressaltou o vocalista Pilares.

Considerado um dos maiores nomes da música nordestina, o “poeta do forró” Dorgival Dantas foi mais um artista que celebrou o retorno à Princesa do Capibaribe. “Cantar em Limoeiro é sempre bom. O carinho aqui é maravilhoso. Espero sempre retribuir”, falou o músico e compositor. Relembrando grandes sucessos da música nacional, The Fevers reuniu diferentes gerações no mesmo embalo. “Tudo isso é uma troca de energia com o público. Foi inesquecível esse show”, disse o vocalista Luís Cláudio.

Para apaixonar os corações, Limão com Mel fechou a grade de shows com um repertório de forró das antigas. “Foi uma satisfação muito grande voltar a Limoeiro. Essa cidade abraça a Limão há muito tempo”, celebrou o cantor Edson Lima. O prata da casa Aldinho do Acordeon também fez bonito no palco principal. “É uma alegria grande demais tocar em casa. A gente faz shows em várias cidades, mas quando diz ‘tocar em Limoeiro’, o carinho é grande demais”, comentou o limoeirense.

Leilão de Gado da Paróquia São Sebastião e Grande Procissão do Copadroeiro de Limoeiro movimentam último dia de festejos

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

No domingo de encerramento, o tradicional leilão de animais, no Horto Florestal, reuniu grande número de compradores e bateu recordes. O valor arrecadado será revertido para ações nas paróquias da cidade. “Gratidão a Deus. Desde o dia dez de janeiro, festejamos São Sebastião. Apesar de todo o cansaço, a energia da alegria e da participação do povo renova. É uma festa digna e belíssima. Agradecemos a todos que nos ajudaram”, agradeceu Padre José Ícaro Lima, pároco da Paróquia São Sebastião.

Também no domingo, fiéis devotos de São Sebastião de Limoeiro e da região lotaram as ruas da “Princesa do Capibaribe” para manifestar a fé na Procissão de São Sebastião. Com público aproximado de 10 mil pessoas, o cortejo partiu da Igreja Matriz de São Sebastião e percorreu a Rua São Sebastião, Rua da Alegria, Praça da Bandeira, Rua Francisco Atelano, Avenida Santo Antônio, Rua Doutor José Cordeiro e Rua Santa Cruz, até chegar ao Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, local da Missa Campal que encerrou a programação religiosa. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Após a missa, seguindo a tradição, uma belíssima girândola coloriu o Morro do Redentor, homenageou o mártir São Sebastião e deu ponto final às celebrações cristãs que envolvem a Paróquia São Sebastião e a Paróquia Nossa Senhora da Apresentação.