Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Dando continuidade ao projeto de Educação Patrimonial implantado pela Prefeitura na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, os estudantes da Escola Municipal Manoel Marques da Silva, localizada na comunidade rural de Gameleira, visitaram a Igreja São Severino dos Ramos, a Igreja Batista de Gameleira, a Unidade Básica de Saúde Jacy Estelita Guerra e a Praça de Gameleira. Além da vasta importância do ponto de vista histórico, os locais são especiais para a memória afetiva dos moradores da comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes planeja inserir a matéria de Educação Patrimonial em todas as unidades de ensino da Rede Municipal. A Escola Municipal Manoel Marques é a segunda a vivenciar o eixo temático em sua grade curricular. O pontapé inicial foi dado na Escola Municipal Cônego Deusdedith, que fica no distrito da Vila Urucuba.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

“As atividades ocorrem dentro e fora da sala de aula, permitindo aos estudantes o conhecimento teórico sobre o patrimônio histórico-cultural, o que caracteriza o aspecto material, sobre o patrimônio natural, a exemplo dos rios, e sobre o patrimônio imaterial, numa referência aos saberes, celebrações e formas de expressão, além da vivência nos próprios ambientes edificados ou oferecidos pela natureza”, explicou o diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Sivaldo Venerando.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Durante as visitas externas, os estudantes estão produzindo materiais fotográficos e audiovisuais. Os conteúdos serão trabalhados em uma futura exposição agendada para agosto deste ano.

Para incentivar a classe estudantil em relação à importância dos patrimônios, eles serão premiados com uma viagem ao Museu do Homem do Nordeste, numa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). A culminância do projeto está programada para o próximo mês de setembro.