Na noite desta segunda-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o Poder Executivo e o Poder Legislativo do município de Limoeiro participaram de uma importante ação que abordou os desafios contemporâneos para o combate ao racismo estrutural. Realizada no plenário da Câmara Municipal de Limoeiro, a programação do evento “Consciência Negra: racismo estrutural e os desafios contemporâneos” contou com palestra e roda de conversa.

Representantes de religiões de matrizes africanas, movimentos sociais e instituições culturais e educacionais, além de artistas e estudantes, participaram desse momento significativo para o Estado Democrático de Direito. A Prefeitura de Limoeiro esteve representada pelo prefeito Orlando Jorge, pelo vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), pelo secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, e pelo diretor executivo de Agricultura Familiar, Marcelo Motta. Por sua vez, a Câmara Municipal teve como representantes os vereadores Marcos Sérgio e Zélia Maria Barbosa (“Zélia de Ribeiro do Mel”).

Para o prefeito, ações como essa simbolizam o poder transformador da política e comprovam o caráter participativo e democrático da gestão municipal. “A política é a ferramenta que permite a transformação da sociedade”, destacou Orlando Jorge.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

No Brasil, o dia 20 de novembro é dedicado à Consciência Negra por ser a data do assassinato do líder abolicionista do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, morto por bandeirantes no ano de 1695. “Mais do que um dia para celebrar a cultura negra, a data de hoje simboliza a luta antirracista, progressista e empoderadora do povo negro do nosso país, que tem uma dívida histórica com essa que é a maioria da população brasileira”, pontuou o prefeito Orlando Jorge.

Por sua vez, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto apontou que a gestão municipal trabalha diariamente para formular e concretizar políticas públicas que empoderem os setores da sociedade que necessitam de representação. “Estamos atentos aos anseios da sociedade e dialogamos diariamente com os munícipes e as lideranças comunitárias. Nossa gestão busca oferecer uma efetiva representação”, concluiu.