Imagem aérea: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

No período de 23 de junho a 1° de julho, o município de Limoeiro, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, distante 77 quilômetros da capital do Estado, Recife, promove uma ampla programação junina, contemplando 3 polos: Polo do Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, Polo da Alegria e Polo da Cultura Popular. Os dois últimos são instalados na Rua da Alegria, uma das principais vias da cidade e detentora de rica tradição no ciclo junino.

Homenageando a professora, advogada e historiadora Inez Duarte, o São João de Limoeiro reúne mais de 50 atrações, incluindo artistas locais, regionais e nacionais. Os ritmos genuínos do período estão garantidos, a exemplo de quadrilha junina, coco de roda, casamento matuto, ciranda, pé de serra e forró das antigas. Mas quem visita a “Princesa do Capibaribe” também pode curtir sertanejo universitário e brega, ritmos que estão presentes na cultura pernambucana e contribuem para a diversidade cultural.

Coordenado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o evento oferta diversão à criançada, com um parque de diversões montado na Praça da Bandeira, além de uma programação musical exclusiva para os baixinhos. Nomes como Xand Avião, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Irah Caldeira e Conde Só Brega estão na programação. Eric Land, Novinho da Paraíba, Rabo de Saia e Forrozão Chacal são outros nomes confirmados.

Por conta da extensa e diversificada programação, o município de Limoeiro tem vivenciado – desde o período pré-junino – o aquecimento da economia em diversos setores. Lojas de confecções e calçados, além dos salões de beleza e barbearias, têm confirmado o aumento da procura pelos produtos e serviços. As redes hoteleira e gastronômica do município, destaques nos dois segmentos no interior, já sinalizam para o aumento das reservas e vendas.

Planejado para atender todos os gostos e todas as faixas etárias, o São João Inez Duarte coloca Limoeiro na rota dos turistas que gostam de curtir as festas juninas num verdadeiro clima do interior. E, para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes, a gestão municipal ampliou o número de seguranças particulares, bombeiros civis e equipes de saúde. Também firmou parceria para o incremento de mais policiais militares nos dias de festa, além da presença do Corpo de Bombeiros.

Este ano, as festividades juninas de Limoeiro contam com os apoios do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).