Foto: Erivaldo Carvalho/Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Capacitar os profissionais e melhorar os serviços prestados à população limoeirense fazem parte do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Na última quinta-feira (9), a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) recebeu o 1° Encontro Formativo e Administrativo do Apoio Escolar. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, por meio de ação conjunta entre a Diretoria Executiva de Ensino, a Diretoria Executiva de Gestão em Rede e a Coordenação de Educação Inclusiva.

Participaram da reunião os profissionais que prestam cuidados aos alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro. Na ocasião, eles tiraram dúvidas e tiveram acesso às informações referentes ao trabalho que exercem.

Para a diretora executiva de Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto, os apoiadores escolares desempenham papel significativo na comunidade escolar e, sobretudo, na vida dos estudantes. “É fundamental o trabalho exercido por eles. Afinal, garantem uma melhor qualidade no aprendizado e no cuidado das crianças.com deficiência”, afirmou.

O diretor executivo de Gestão em Rede, Wendell Taffarel, fez um balanço muito positivo do encontro. “Por se tratar de um emprego com especificações e necessidades bem pontuais, é natural haver dúvidas. Com isso, era muito necessária a realização do encontro, tanto para apresentar esses profissionais aos alunos novatos, como para trazer mais segurança aos que já exercem a função de Apoio Escolar”, Informou.

Na prática, os apoiadores escolares substituem os antigos cuidadores. Nas instituições de ensino, esses profissionais auxiliam os alunos com deficiência nas atividades de alimentação, higienização e locomoção e, também, no cumprimento das tarefas escolares. A presença de apoiadores em sala de aula na Rede Municipal de Ensino é garantida pelo Programa Apoio Escolar, projeto de lei do Poder Executivo Municipal aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Orlando Jorge no início de 2022.