Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

A gestação sempre é um momento especial na vida das mães. A fase de preparação é fundamental para um parto seguro. Dentro das etapas naturais do ciclo de gravidez, conhecer os tipos de parto contribui para que as mulheres estejam psicologicamente bem para aquele dia inesquecível: o do nascimento da criança.

Dessa forma, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Mãe Coruja Limoeiro e a Maternidade Virgínia Heráclio do Hospital Regional José Fernandes Salsa, realizou, nesta quinta-feira (6), uma roda de diálogo sobre os tipos de parto, além de uma visita à maternidade para as gestantes assistidas pelo programa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Fátima, Juá, Linha e Congal.

As futuras mamães foram recebidas pela equipe de obstetrícia. “A coordenadora de parto explicou, orientou e conscientizou as nossas gestantes. O objetivo da visita foi para que elas se familiarizem com toda a equipe do hospital, tirem dúvidas sobre os tipos de parto e conheçam os espaços da maternidade para que se sintam acolhidas”, detalhou a coordenadora do Programa Mãe Coruja em Limoeiro, Maria Paula.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

A jovem Estefane está grávida do primeiro filho e aproveitou cada minuto das orientações durante a “Visita Cegonha”. “Foi muito bom para mim, porque conheci a importância da maternidade. É tudo novo como mãe de primeira viagem. Aqui, consegui tirar um pouco do medo, porque, por ser mãe pela primeira vez, bate um medinho. Mas foi muito bom”, ressaltou.

Responsável pelas UBS que mantêm parceria com o Programa Mãe Coruja e que realizam o pré-natal de baixo risco na Atenção Básica, a enfermeira Tamyris Heráclio enalteceu a importância da construção de vínculos entre os equipamentos públicos de saúde. “A intenção é que a gente continue trazendo as novas gestantes”, pontuou.