Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

Retornando depois de dois anos de restrições impostas pelo coronavírus, a Festa de São Sebastião da Vila Urucuba, a mais antiga da Zona Rural de Limoeiro, reuniu moradores e visitantes durante nove dias de celebrações religiosas, no período de 27 de janeiro a 5 de fevereiro, e quatro dias de programação cultural, de 2 a 5 de fevereiro. A comunidade vivenciou uma grade de atrações locais e regionais, contemplando diversos ritmos, como forró, brega, jovem guarda e MPB, além de ciranda e show de calouros. As famílias também tiveram parque de diversões à disposição na Praça Pedro Albanez. O evento foi promovido através de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, a Paróquia São Sebastião e a Comissão Organizadora da Festa.

Durante os dias de programação cultural, o público curtiu Show de Calouros, Nel Araujo, Índio Show, Grupo Plenitude, Garotos Show, Cézar Fontinelly, Forrozão Chacal, Léo Aliados, Mestre Anderson Miguel & Ciranda Raiz da Mata Norte, Ítalo Bruno e Roberto Voice. “Quero agradecer a todo o povo da Vila Urucuba pela hospitalidade e pelo carinho. Estamos muito felizes porque, após dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a festa mais tradicional da Zona Rural de Limoeiro voltou”, comemorou o prefeito Orlando Jorge.

Durante visita à comunidade, o gestor também ressaltou a importância da Festa de São Sebastião de Vila Urucuba para o segmento religioso, tendo em vista ser mais antiga do que a celebrada na sede, que ocorreu dias antes nas Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação e de São Sebastião. “É com muita satisfação e fé que todos os anos a gente vem à Vila Urucuba e testemunha as renovações da crença e da religiosidade do povo de Limoeiro, do povo do brejo, e agora nos livrando dessa pandemia, depois de anos, com essa festa belíssima”, destacou o prefeito.

Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

A programação religiosa da festa do glorioso mártir, com a possibilidade da ampla participação dos fiéis, também marcou as comemorações da 140ª edição. O novenário aconteceu de 27 de janeiro a 5 de fevereiro na igreja da comunidade, culminando com a tradicional procissão da imagem pelas ruas da Vila. Um grande número de devotos acompanhou, orou e se emocionou. Diversas famílias de sítios vizinhos também estiveram presentes, numa demonstração de fé ao protetor da peste, fome e guerra.

“Mais uma vez, uma multidão se reúne para louvar e fazer esse gesto a São Sebastião, padroeiro da nossa comunidade. Ele que nos defende da peste, da fome e da guerra. Toda a comunidade católica da Vila Urucuba e da região vem vivenciar esse momento e saudar o nosso padroeiro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Limoeiro, vereador Daniel Paulo de Moura, que é morador e apoiador da festividade. Ele também enalteceu a importante parceria firmada entre a comunidade e a gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Durante seis anos responsável pela organização geral do evento, o ex-prefeito e ex-deputado federal Ricardo Teobaldo voltou à Vila Urucuba para prestigiar a festa. “Fiz questão de vir participar da festa e da procissão. Quero parabenizar a comissão, a comunidade e a Prefeitura pela realização da festa, organizada e muito boa”, comentou Teobaldo. Antes da procissão de encerramento, no período da manhã, o tradicional leilão de gados reuniu grande número de pecuaristas e voluntários, resultando numa arrecadação importante para as ações da Paróquia São Sebastião.