Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O penúltimo mês do ano está reservando momentos muito especiais para a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Após conquistar o Conceito 3 no Exame Nacional dos Estudantes (Enade) através dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis e reforçar o seu protagonismo na educação de nível superior em Pernambuco, a instituição abre as portas à sociedade limoeirense e à região por meio da Semana do Empreendedor, uma das suas maiores ações. Com programação confirmada para os dias 7, 8 e 9 de novembro, o evento chega à 24ª edição, comprovando a união entre a tradição e a inovação, características essenciais para os desenvolvimentos social, humano e econômico.

Na abertura da XXIV Semana do Empreendedor da FACAL, a presidenta da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL), Matilde Marques, destacou que as últimas conquistas colocam a faculdade, que no próximo mês de dezembro comemorará 50 anos de fundação, entre as melhores instituições de ensino de nível superior de Pernambuco. “O corpo docente é extremamente qualificado e os estudantes são maravilhosos. Não sou apenas eu que digo. São os últimos resultados. Tivemos nota semelhante a grandes instituições como Unicap e Unifacol no Enade”, declarou.

Tamanho status também é comprovado pela dimensão da Semana do Empreendedor, na qual 50 empreendedores estão divulgando seus empreendimentos, expondo seus produtos e publicizando seus serviços, concluiu Matilde. “Agora, temos essa maravilhosa Semana do Empreendedor, um gesto de gratidão do povo de Limoeiro para com a FACAL. Então, quero convidar as populações de Limoeiro e das outras sete cidades atendidas pela nossa faculdade a prestigiarem a nossa feira. Temos à disposição 50 empreendedores, muitos deles que vendem os seus produtos na Internet e contam com o apoio do povo da nossa cidade”, pontuou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Os stands localizados na área externa da FACAL abrangem diversos segmentos: Gastronomia, Artesanato, Tecnologia, Estética, Saúde e Marketing. A programação também abrange palestras sobre Empreendedorismo, Design Thinking e Marketing Digital no auditório. “Temos a honra de contar com as parcerias do Sebrae e da Prefeitura de Limoeiro. Além da exposição dos empreendedores e das palestras, também temos música ao vivo na entrada da faculdade, atividades lúdicas oferecidas pelo Curso de Pedagogia para as crianças e aferições de pressão arterial e glicemia realizadas pelo Curso de Enfermagem. Então, quando você visitar a feira, pode trazer seus filhos ou suas filhas, que vão se divertir com a nossa programação”, afirmou a coordenadora do Curso de Administração da FACAL, Andréa Travassos.

Um dos expositores é o escritor, cordelista, poeta e servidor público limoeirense Maciel França, componente do Coletivo Dona Maria do Confeito, originário da comunidade rural de Gameleira. “Temos em nosso stand os confeitos que produzimos lá em Gameleira e alguns cordéis de minha autoria. Dessa forma, além de buscar fontes de renda, estamos preservando a nossa história e nossa cultura. Quem nunca viu ou comprou um confeito em uma festa, não é verdade? Então, não podemos deixar essa tradição acabar”, comentou.

O prefeito Orlando Jorge, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) e o diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli, prestigiaram a abertura da XXIV Semana do Empreendedor da FACAL na última terça-feira (7). “A FACAL está na vanguarda e, ao mesmo tempo, vem se modernizando. Vem fazendo um trabalho excelente nos seus cursos e nas suas grades curriculares, dando oportunidades a muitos estudantes e transformando muitas vidas. A união entre Educação e Empreendedorismo traz bons frutos. Temos um comércio pujante e uma juventude que abraça a causa”, sublinhou Orlando Jorge. “É um evento muito esperado todos os anos, tanto por quem já empreende quanto por quem deseja ingressar no mercado de trabalho como empreendedor”, acrescentou Feghalli. “É um momento muito importante para os nossos empreendedores. Incentivar o empreendedorismo é um dos grandes compromissos da nossa gestão”, afirmou “Zé de Nena”.