A comunidade rural de Duas Pedras foi palco de mais uma edição do Projeto Viva Comunidade. Promovido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio de atividades integradas das Secretarias Municipais, a ação aconteceu na tarde da última sexta-feira, 1° de março, na Academia da Saúde da localidade. Foram ofertados os serviços de emissão de identidade (RG), assessoria jurídica, atualização da caderneta de vacinação, aulão com profissionais do Programa Academia da Saúde, contações de histórias, serviços de beleza, aferição de PA e HGT, auriculoterapia, avaliação nutricional, cadastro no Programa Alerta Celular em parceria com a Polícia Militar, cadastro para Título de Eleitor e atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“O objetivo do Viva Comunidade é descentralizar todas as ações do poder público, levando para os territórios, ou seja, aproximando a população. Aqui estiveram todas as secretarias envolvidas, e é muito importante que a população tenha acesso, dentro do seu próprio território, a todas as ações desenvolvidas pelo Poder Público Municipal”, destacou a secretária de Saúde, Paloma Sonally. Durante o evento, ela também reforçou a importância da vacinação, serviço da pasta que ela coordena. “Recentemente, houve uma ação aqui, em Duas Pedras, onde foi feita a busca ativa para vacinação. É importante a população se conscientizar e atualizar o cartão”, reforçou Sonally.

Com diversos serviços ofertados através do Programa, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania cumpre importante papel no atendimento às famílias. É uma pasta que abre portas para que os cidadãos tenham o devido acesso aos programas sociais do Estado e da União. Contudo, na visão da secretária da pasta, Flávia Melo, o Viva Comunidade, hoje, pode ser classificado como política de gestão. “Desde o primeiro ano (da gestão) que isso vem acontecendo. O saldo é muito positivo e o engajamento é maior. Líderes comunitários, representantes do Legislativo e a população em si nos procuraram pedindo o Viva Comunidade. Hoje é uma ação completa de Governo”, ressaltou Flávia.

Moradora da comunidade, a agente comunitária de saúde Simone Silva comemorou a chegada do Viva Comunidade a Duas Pedras. “Nossa história é grandiosa. É uma satisfação receber todas essas atividades”, declarou a ACS, que também relembrou que a instalação da Academia da Saúde, local que recebeu as ações do Programa, aconteceu em 2012, a partir de um movimento popular do grupo “Mexa-se”. A história comprova a ativa participação das famílias no dia a dia e nas decisões de melhorias em prol do lugar. Um grande número de moradores compareceu ao local da ação e aproveitou os serviços ofertados gratuitamente – resultando em mais uma edição de sucesso.

Representando o prefeito Orlando Jorge no evento, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) acompanhou cada serviço prestado e assegurou o compromisso da gestão municipal em promover o bem estar social, contemplando sempre o coletivo. Para ele, a Prefeitura de Limoeiro acerta em levar os serviços para as comunidades, pois, além de aproximar o Governo do povo, a ação também serve de canal para ouvir as demandas e priorizar as iniciativas que focam em melhorias para os limoeirenses. “Estamos cada vez mais perto do povo. Muitas vezes, eles (moradores) têm dificuldade de chegar à cidade. Quando a gente chega até eles, consegue antecipar as soluções, a exemplo da emissão do primeiro título de eleitor”, pontuou o vice-prefeito.