Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro volta a contar com um dos mais importantes instrumentos de leitura, de conhecimento plural e de preservação da própria história. Na noite da última sexta-feira (31/05), a Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, reinaugurou a Biblioteca Pública Municipal Doutor Cícero Barreto. Na mesma solenidade, a cidade “Princesa do Capibaribe” também ganhou um “novo capítulo” com a inauguração da nova sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL).

Com a reforma e revitalização do prédio, Biblioteca e Instituto passam a dividir o mesmo espaço, que fica localizado na Rua Capitão Vilarim, 31, no Bairro do Ponto Certo (próximo à Praça da Horto Florestal), fortalecendo a integração entre leitura, conhecimento e preservação da história material e imaterial de Limoeiro. Fundado em 2018, o IHGCL mantém importante parceria com o Governo Municipal, cumprindo o papel de preservar, contar e eternizar os patrimônios do município, além de colaborar como fonte de pesquisa para estudantes de todos os níveis.

Com mais de 20 institutos do segmento espalhados pelo Estado de Pernambuco, o que representa Limoeiro celebra a conquista do próprio espaço quando chega ao sexto ano de fundação. “Isso significa muito. Agradeço muito às autoridades públicas por terem acreditado em nossa luta, que é igual às lutas de tantos outros institutos do Estado. Em tão pouco de existência, estamos conquistando nosso espaço físico para continuar nossa pesquisa e, principalmente, formar novos agentes culturais”, destacou a presidente do IHGCL, Tássia de Paula.

Fruto dessa integração entre Instituto e Prefeitura, a Biblioteca Dr. Cícero Barreto será ampliada gradualmente, tendo em vista o trabalho contínuo de fomento de financiamentos e de doações que os historiadores e pesquisadores vão manter para atualização do espaço. “Um Instituto desse porte tende a crescer e apresentar cada vez mais a importância de Limoeiro. Essas duas instituições, em conjunto, poderão contribuir muito para o desenvolvimento da Região”, ressaltou Conceição Bezerra, que representou o Instituto Arqueológico, Geográfico e Histórico de Pernambuco.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O IHGCL está de portas abertas para visitação, inclusive, para receber as instituições de ensino. “Limoeiro faz uma grande conquista, que é ter um espaço a ser visitado. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro preserva e salvaguarda a sua memória, através de um acervo de peças de museu, assim como escrito. Esse acervo escrito traz o reordenamento da nossa história, que é uma história muito mais ampla e mais rica do que comumente é ensinado nas escolas”, detalhou o membro-fundador da instituição e escritor limoeirense Sivaldo Venerando.

Referência quando o assunto é a história de Limoeiro, a professora e comunicadora social Inez Duarte também integra as cadeiras do IHGCL. Para ela, a nova sede é a realização de um sonho. “A inauguração da nossa sede é um sonho concretizado, graças ao apoio da gestão pública, que sentiu a necessidade de que o Instituto tivesse um espaço para se reunir com facilidade. São seis anos de luta e busca de um espaço como este, que vai permitir com muita mais segurança, conforto e comodidade às nossas pesquisas. Precisamos conhecer a história da nossa terra”, pontuou Inez.

Durante a reinauguração da Biblioteca e da inauguração da nova sede do Instituto, o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, utilizou a palavra “gratidão” para expressar o sentimento. “A palavra é gratidão. Agradecer a esse coletivo de limoeirenses que, desde 2018, ao instituir o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro, teve essa iniciativa na perspectiva de garantir para a gente a memória do nosso município, a história de Limoeiro. E agora, em 2024, recebe esse presente, que é o espaço físico para acolher tudo isso”, comentou Fernando.

Também presente ao evento, o prefeito Orlando Jorge enalteceu a importância das parcerias firmadas pela gestão municipal. “É um momento importante, onde a gente está vivendo a culminância de uma grande parceria entre a sociedade civil, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro e a Prefeitura, por meio da Biblioteca Doutor Cícero Barreto. É a Educação e a Cultura caminhando de braços dados, fomentando o resgate histórico da vida dos limoeirenses e dos patrimônios material e imaterial da nossa cidade”, analisou Orlando.

De acordo com o gestor municipal, a parceria também permitirá que novas melhorias sejam conquistadas através de financiamentos públicos, citando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona (IPHAN) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) como exemplos. “Eu diria que Limoeiro dá um passo importante num equipamento que é de Limoeiro e é das pessoas”, cravou Jorge. Ele também fez referência ao empenho dos historiadores e pesquisadores do Instituto em resgatar a história do município e dos limoeirenses.