Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

No Carnaval do Limoeiro, a cultura popular ganha destaque e protagonismo em todos os sentidos. O Bloco Calu Mulher não precisa de palco nem de efeitos luminosos: ele se anuncia sozinho e arrasta uma multidão, mostrando toda a beleza e a imponência desta agremiação formada unicamente por mulheres do interior de Pernambuco que nutrem o processo de resgate e perpetuação de uma manifestação popular tão importante, que são as das Calus, conhecida regionalmente como “burrinhas”.

Para o desfile de 2024, que aconteceu na noite desta quinta-feira (8) e abriu a semana carnavalesca de Limoeiro. Os trabalhos tiveram início ainda nos mês de outubro de 2023. Este ano, a Calu Mulher prestou homenagem ao lendário Bloco Lírico Flor do Limoeiro, que era formado exclusivamente por mulheres, foi fundado em Limoeiro no dia 08 de fevereiro de 2005 e desfilava mostrando classe e glamour, com pessoas de todas as idades e tamanhos. Foi um bloco lírico de fama renomada e, sempre que pôde, representou o município de Limoeiro nas festividades de Momo e apresentações artísticas e culturais pelo Estado de Pernambuco. O bloco encerrou os seus trabalhos no ano de 2015.

As burrinhas ornamentadas com fitas, passamanarias e adereços que destacam a cor verde tomaram conta das principais ruas de Limoeiro, exibindo toda a sua exuberância em um cortejo que saiu do Alto de São Sebastião com destino à Praça da Bandeira, passando pela Rua da Alegria. O bloco conta com um grupo médio de 100 brincantes, mostrando a estética e o olhar feminino pelas ruas de Limoeiro, ao som de muito frevo, com a Banda Luará puxando o Trio Pranchão. A apoteose foi com o Grupo Big Music, no palco instalado na Praça da Bandeira. Toda programação foi gratuita e aberta aos foliões.

“Os 12 anos de trajetória da Agremiação Carnavalesca Calu Mulher, de Limoeiro, homenageia o Bloco Lírico Flor de Limoeiro, num ato de celebração e valorizando cultura popular, garantido a transmissão de saberes e fazeres populares, levando alegria par todas as idades”, afirmou a presidenta da agremiação Magda Barbosa.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro