Imagem aérea: Mavo Digital

A cidade de Limoeiro, localizada no interior de Pernambuco, tem superado desafios relacionados à geração de empregos formais e à qualificação da mão de obra local. A criação de oportunidades de trabalho com carteira assinada e a oferta de cursos de capacitação têm feito a diferença não só na geração de empregos: também foram fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

O sucesso está na soma pequenos esforços diários, que colocam o município do Agreste Setentrional no caminho certo. Em número de empregos gerados no ano de 2023, Limoeiro foi o 11º colocado entre os 184 municípios pernambucanos e o segundo em toda a região do Agreste. A economia quase dobrou entre 2021 e 2023. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), sistema do Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo federal, a “princesa do Capibaribe” figura no ranking, no cenário econômico do estado.

O diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli justifica que a pasta responsável por impulsionar a economia local acompanha as estatísticas do ranking de empregos no município de Limoeiro desde 2021. “A gente acredita que esses estudos são muito importantes para o planejamento das ações que a Prefeitura deseja fazer em torno do desenvolvimento econômico”, pontuou. A formalização do emprego traz inúmeros benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Os trabalhadores têm acesso a direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, FGTS e benefícios previdenciários, garantindo mais segurança e estabilidade financeira.

Além da capacitação profissional, é essencial preparar a mão de obra local para as demandas do mercado de trabalho. Cursos de qualificação e aperfeiçoamento podem proporcionar novas oportunidades de emprego e ascensão profissional, além de ajudar a reduzir o desemprego e a informalidade na cidade. “A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio tem que se debruçado em gerar oportunidade para as pessoas. Nesses três primeiros anos de gestão, nós realizamos mais de 50 cursos profissionalizantes e oficinas para capacitar nossa gente e, consequentemente, deixar os limoeirenses aptos ao mercado de trabalho”, concluiu Diego Feghalli.

Aluna de Costura Industrial Polivalente em Malha do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), curso oferecido através de uma exitosa parceria entre o IPLC, a Prefeitura de Limoeiro e o NTCPE, Odelina Moura agarrou a oportunidade e quer conquistar a formação profissional. “Eu tinha muita vontade de aprender, mas não tinha oportunidade, pois os cursos na cidade eram de dia, aí surgiu essa oportunidade na parte da noite. Então, estou aqui aprendendo, a professora é ‘top’ e está dando tudo certinho. Eu só tenho a agradecer.”, completou.

Para o prefeito Orlando Jorge, Limoeiro está no caminho certo. “Isso traz para Limoeiro novos horizontes, novos ares, otimismo, esperança de atrair mais empresários, indústrias e fábricas; que a gente possa lotar o nosso distrito industrial.”; afirmou, concluindo que tem a plena certeza do rumo econômico que a cidade está trilhando, motivo de orgulho para todos que aqui moram. “A gente entende que Limoeiro está no rumo certo, para que a gente possa melhorar cada vez mais.”, frisou.

“Por isso, é fundamental que o poder público, as empresas e as instituições de ensino unam forças e somem esforços em prol da criação de empregos, oportunidades e da promoção de cursos de capacitação contínua em Limoeiro. Somente através de investimentos nesses setores, será possível impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Limoeiro está no caminho certo”, concluiu o prefeito Orlando Jorge.