Foto: Secretaria Municipal de Saúde

O município de Limoeiro deu mais um importante passo na saúde preventiva da população. Incentivado durante encontros estaduais e regionais do Programa Nacional de Imunização (PNI) promovidos no segundo semestre do ano passado, foi criado neste mês de janeiro o Comitê Municipal de Imunização de Limoeiro, o qual tem diversas representações na formação: Saúde, Educação, Comunicação, Cultura, entre outros.

“O Comitê tem como objetivo intensificar a cobertura vacinal em noventa e cinco por cento no município. Em Limoeiro, a cobertura vacinal para o público de zero a menores de dois anos encontra-se variando entre noventa e cem por cento. Sabemos que, em relação àquelas vacinas que ainda não se encontram em noventa e cinco por cento, há necessidade de elaboração de estratégias para que esse percentual seja alcançado”, destacou a gestora municipal do PNI, Paula karine.

A garantia efetiva da imunização depende do alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Para isso, o Comitê Municipal de Imunização de Limoeiro terá papel fundamental. “É através desse Comitê que vamos, a cada três meses, passar por reuniões, elaborações de ações, monitoramentos e execuções de estratégias para estarmos alcançando noventa e cinco por centro, que é o percentual preconizado e seguro de proteção”, explicou Karine. A primeira reunião foi realizada na tarde da última sexta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A gestora do PNI reforçou a importância da vacinação para o estímulo da criação de anticorpos, o que reflete no controle e na eliminação de doenças provocadas por vírus e bactérias. “Vacinas salvam vidas”, pontou Paula. O Comitê Municipal de Imunização de Limoeiro conta com 13 profissionais de diferentes áreas, os quais terão a missão de atuar nas funções de execução e supervisão das estratégias de vacinação, apoio técnico, gestão de risco, comunicação e mobilização.

A equipe é formada por: Paula Karine (Enfermeira – Coordenação do PNI), Thaynara Fernanda (Enfermeira – Coordenação AB), Severina Marta (Pedagoga – Articulação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes), Amélia Kariny (Psicóloga – Proteções Sociais Básica e Especial), Alexsandra Santos (Agente Comunitária de Saúde – Representante dos ACS), Madja Aragão (Enfermeira – Representante das Enfermeiras), Juliana Heráclio (Técnica de Enfermagem – Representante das TE), Alberto Claudino e Ricardo José (Representantes dos Sistemas de Informação), Rinaldja Cabral (Representante da Vigilância Epidemiológica), Maria Rosilane (Representante da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Camila Peixoto (Representante do Programa Mãe Coruja), Ana Patrícia (Representante do Instituto Padre Luís Cecchin), Sérgio Roberto (Representante do Conselho Municipal de Saúde) e Luís Francisco Prates (Representante da Diretoria Executiva de Imprensa e Comunicação).