Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Integrar, apoiar, incentivar e regionalizar o Turismo. Essas demandas estão ativamente presentes na pauta da Prefeitura de Limoeiro, que atua no setor por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com cooperação da Gestão de Turismo. E para que as ações de fortalecimento da cadeia turística no município e na região aconteçam na prática, a gestão segue firmando parcerias com os setores público (Municípios, Estado e União) e privado.

Para que o turismo seja ainda mais forte na geração de oportunidades de trabalho e renda, é preciso que os agentes que atuam na área estejam capacitados. Com esse entendimento, Limoeiro sediou, na manhã dessa quarta-feira (10), no Centro de Criação Galpão das Artes, um encontro de capacitação sobre o Programa de Regionalização do Turismo no Estado. A iniciativa foi coordenada por técnicos da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

Além do anfitrião Limoeiro, o espaço reuniu representantes de mais quatro municípios do Agreste Setentrional. “É uma política pública do Governo Federal que já vem acontecendo há vários anos e cria regiões turísticas juntando municípios que têm características semelhantes: culturais, geográficas, econômicas. Esses municípios, juntos, formam uma região turística. Com os atrativos de cada localidade, essa região se torna muito mais comercial”, explicou o técnico da Empetur, Gil Marinho.

Com a temática “Encantos da Nossa Gente: Serras, Raízes Culturais, Sabores e Fé”, a capacitação contou com dois treinamentos sobre o sistema de inserção de dados do Programa de Regionalização do Turismo. O primeiro foi voltado à inserção das informações do município no Portal do Ministério do Turismo (SisMAPA); o segundo, sobre um sistema criado pelo Estado para que seja feito o Inventário Turístico de Pernambuco. Nesse espaço, cada município ficará responsável pela inserção dos dados.

“O município faz uma ‘radiografia’ do que ele oferece na área do turismo. Atrativos naturais e culturais, hotéis, restaurantes, parque aquáticos, operadores e agências de viagens, o que tem na cidade que pode ser trabalhado no turismo”, explicou Gil. Ele ainda abordou durante o evento que muitas vezes existem lugares com grande potencial turístico, mas que, para os moradores, acaba se tornando algo comum por causa da rotina. O que pode ser diferente para quem vem de fora, sendo, portanto um leque de oportunidades.

Sócio Diretor da Interagi Tecnologia, empresa responsável pela construção do Inventário Turístico do Estado, Regner Santos também esteve em Limoeiro para orientar os representantes dos municípios sobre a alimentação da base de dados criada para receber as informações dos potenciais de cada localidade. “Estamos, neste primeiro momento, capacitando as equipes para que elas possam preencher o sistema com as informações válidas do Inventário”, explicou Santos.

Numa segunda etapa, as informações serão filtradas para classificar o que será objeto científico, ou seja, utilizado para estudo e levantamento de planejamento, e o que será conduzido para um portal eletrônico de mercado, um espaço que vai vender o turismo de Pernambuco. “O Inventário vai dar uma visão geral do mapeamento do que o Estado tem do ponto de vista turístico. É um Estado extremamente rico de cultura, arte, produtos naturais, e isso precisa estar de forma mais objetiva”, ressaltou Regner.

Além de sedir a capacitação regional, Limoeiro também tem feito o dever de casa na busca pela regionalização turística. “Foi um momento importante que participamos em nosso município, momento que atende às demandas regionais. E o SisMAPA é uma política pública do Ministério do Turismo que faz o mapeamento daquelas regiões e daquelas cidades que integram e que têm interesse no desenvolvimento do turismo, seja no município, seja na região”, ressaltou o gestor municipal de Turismo, Gabriel Ferreira.

O diretor aproveitou o encontro e também falou sobre as potencialidades turísticas elencadas e trabalhadas pela Prefeitura. “Limoeiro tem grande vocação para o turismo religioso, turismo rural, turismo cultural. A gente desponta no religioso, mas tem vocação para as demais atividades. Limoeiro vem desde o início da gestão nesse engajamento e nessa luta da retomada do turismo da cidade. Conseguimos colocar Limoeiro de volta ao Mapa do Turismo Brasileiro há três anos e temos o propósito de manter o município nessa rota do desenvolvimento”, finalizou.