Imagem aérea: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

Numa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e as Paróquias de São Sebastião e de Nossa Senhora da Apresentação, a fé e a tradição foram mantidas com a realização da 133ª Festa de São Sebastião. Co-padroeiro do município, o santo protetor da peste, fome e guerra foi reverenciado, no período de 10 a 22 de janeiro, com trezena, novena, procissões, cavalgada, missa do vaqueiro, corrida de pedestrianismo e programação cultural. As atividades ocorreram simultaneamente nas duas paróquias, reunindo fiéis locais e visitantes numa das maiores manifestações religiosas do interior pernambucano.

O prefeito Orlando Jorge avaliou de forma positiva a programação e ressaltou as parcerias firmadas com o Governo do Estado, a Empetur e a Esportes da Sorte. “A Festa de São Sebastião é uma tradição que não pode ser quebrada”, enfatizou Orlando, ao também citar a parceria com o Parque Santo Antônio, o qual classifica de “patrimônio de Limoeiro”, mencionando ainda a importância dele instalado na Praça da Bandeira, o que tem permitido os grandes shows e a missa de encerramento, após a procissão, no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro.

Imagem aérea: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

“Quem é limoeirense, quem ama Limoeiro, vem e participa. É uma multidão incalculável. A gente ficou muito feliz com essa festa”, pontuou. Orlando Jorge, que inicialmente tinha um planejamento para o evento, viu a festa mais tradicional do município tomar grandes proporções. “Nem o prefeito pensava em fazer uma festa tão grandiosa como está que está sendo feita. Na verdade, eu tinha dito que a festa ia ser humilde por conta das nossas limitações, mas apareceram algumas parcerias importantes que congregaram essa nova formatação”, comemorou Orlando.

Na coordenação da trezena na Paróquia de São Sebastião, padre Ícaro Lima comemorou a efetiva participação das comunidades e das pastorais. Além das missas do trezenário, elas também vivenciaram shows dos artistas locais no pátio da Igreja Matriz. “A gente reza, mas sempre depois tem esse momento de descontração em família”, comentou o religioso. Entre os grandes momentos da festa, ele ainda destacou a Procissão da Imagem, um dos momentos finais das comemorações, que em 2024, depois de mais de 20 anos, voltou a ser com o andar sendo carregado nos ombros dos fiéis.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Nomes como Mestre Anderson Miguel (cirandeiro), Pegada do GB, Cezar Fontinelly, Márcia Adriana e Moura Rossi alegraram as noites no Palco Cultural do Alto de São Sebastião. Além deles, a programação ainda contou com a tradicional e popular arrematação, cujo arrecadação foi revertida para as atividades da paróquia da comunidade, e, pela primeira vez, com o sorteio do Festival de Prêmio do Comércio de Limoeiro, que sorteou cinco motos 0 km, numa iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL) e da Câmara dos Diretores Lojistas de Limoeiro (CDL).

A Cavalgada de São Sebastião e a Missa do Vaqueiro foram outras atividades que abrilhantaram a festa do mártir e reuniram os amantes do passeio a cavalo. Os dois eventos foram promovidos pelo vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”). “Padre Maurício Nascimento, que há nove anos era o pároco da Paróquia de São Sebastião, vendo esse movimento em cidades vizinhas, sugeriu que a gente fizesse a cavalgada. Fizemos e tem dado certo e crescido. E há quatro anos, com Padre Raimundo Barbosa, criamos a Missa do Vaqueiro”, relembrou Zé de Nena.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Para a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, a valorização dos artistas locais juntamente com os shows que atenderam aos pedidos da população colaboraram para o sucesso dos 133 anos da Festa de São Sebastião. “Foi uma oportunidade, mais uma vez, de a gente celebrar esse festejo tão tradicional para o nosso município”, declarou a secretária. Aldinho do Acordeon, Banda Sedutora, Priscila Senna, Juarez, Sheldon e Nanara Bello foram os nomes que animaram as duas noites de shows no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro.

Ao fazer um balanço da festividade, Dolores também fez referência ao setor econômico do município, que ficou aquecido com as noites de evento. Seja no formal ou informal, o aumento das vendas em diversos setores foi uma realidade. Por mais um ano da gestão, a Prefeitura de Limoeiro priorizou os barraqueiros e gasoseiros locais no momento da organização e distribuição ao longo dos pontos reservados para a comercialização. “Desde a volta das atividades no pós-pandemia, nunca foi cobrado nenhum valor por parte da gestão para aqueles que comercializam”, relembrou a secretária.

Fé e Tradição

Na tarde do domingo (21), Limoeiro vivenciou o maior cortejo religioso da Diocese de Nazaré: a Grande Procissão em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião. Após celebração da missa, os fiéis devotos partiram da Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, percorreram a área central da cidade e tiveram como destino o Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, local da Missa de Encerramento das festividades religiosas em homenagem ao Co-Padroeiro de Limoeiro.

Realizada já no turno da noite, através de uma exitosa parceria entre a Prefeitura Municipal de Limoeiro, a Paróquia Nossa Senhora da Apresentação e a Paróquia São Sebastião, a Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Já na segunda-feira (22), feriado municipal, uma carreata saindo da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, com destino à Matriz de São Sebastião, marcou a volta da imagem, “batizada” de “Subida do Santo”.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro