Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Na semana que comemora o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente, em parceria com a Sociedade de Apoio ao Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (AMATUR), preparou uma programação especial sobre o tema na rede pública de ensino.

Na tarde de quarta-feira (20), na abertura da Semana Municipal da Água, foi realizada uma palestra com o facilitador Antônio Barros, Doutor em Ensino de História, na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima, antiga “Ceru”, com a temática: “A geopolítica da água – Conflitos Mundiais por segurança hídrica”.

O aluno Bruno destacou que essas temáticas ajudam os estudantes que estão se preparando para o vestibular. “A palestra nos ajuda a ter um repertório melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, assim, poderemos aplicar essa temática, caso seja abordada na redação, com mais segurança”, pontuou o jovem.

A vice-diretora da EREM Jandira, Maria Araújo, avaliou de forma positiva a ação na unidade de ensino. “É muito significativo oportunizar aos nossos alunos essa discussão pertinente à água, um elemento tão importante em nossas vidas”, afirmou. A gestora também comentou a necessidade desses debates no ambiente escolar. “Como educadores, devemos proporcionar essas discussões com nossos alunos, porque eles são agentes de transformação e precisam se apropriar dos riscos e da gravidade sobre a distribuição da água, para poderem criar soluções para os problemas”, destacou.

O coordenador de Vigilância Socioassistencial e Direitos Humanos da Prefeitura de Limoeiro e presidente da AMATUR, Ricardo Rodrigues, mostrou-se satisfeito com o pontapé inicial da primeira edição da Semana Municipal da Água em Limoeiro. “Estamos desenvolvendo algumas ações nas escolas das Redes Municipal e Estadual, fazendo esse trabalho de Educação Ambiental e mostrando às crianças e adolescentes a importância e necessidade do cuidado com a água. É um processo que começa com ações simples do dia a dia, gerando benefícios para o planeta”, disse o biólogo.

O facilitador da palestra Antônio Barros reforçou a importância da temática da água para os estudantes. “É um tema muito atual para os alunos que buscam fazer o vestibular. Precisamos debater isso nas escolas, para que os jovens sejam propagadores desse conhecimento e possam atuar na sua região”, ressaltou.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Dia Mundial da Água

A programação da Semana Municipal da Água em Limoeiro continua na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água. Durante a manhã, acontecem ações nas Salas de Leitura das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Por sua vez, professores e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Sebastião de Vasconcelos Galvão (EREM Galvão) participarão de oficinas de coleta e análise da qualidade da água do Rio Capibaribe.

À tarde, acontecerá uma oficina com uso da cartilha sobre a qualidade da água do Rio Capibaribe na Escola de Referência em Ensino Fundamental Suzel Galiza. O facilitador será o professor Ricardo Rodrigues, mestre em Recursos Hídricos.