Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Após o sucesso da 133ª Festa de São Sebastião, a Prefeitura Municipal de Limoeiro agora se prepara para a realização da edição 2024 do Carnaval, uma das festas mais populares da cultura brasileira. Para este ano, o Governo Municipal planeja uma programação de desfiles para os dias 11 (domingo), 13 (terça-feira) e 17 de fevereiro (sábado), na Praça da Bandeira. Desde já, Bois de Caboclinhos, Calús, Ursos, Blocos Líricos, Mortos Carregando Vivos e Escolas de Samba ensaiam para, mais uma vez, abrilhantar a folia de momo na “Princesa do Capibaribe”. A coordenação dos desfiles fica por conta da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

A reunião de planejamento do Carnaval 2024 aconteceu na tarde e noite da última sexta-feira (26), no auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, no Centro da cidade. Os dirigentes da Liga de Bois de Caboclinhos e Similares de Limoeiro, os presidentes das agremiações, os brincantes e os integrantes da gestão municipal estão cuidando de todos os detalhes com muito carinho, visando repetir o sucesso do ano passado. “Para nós, sempre é uma grande satisfação poder interagir com os carnavalescos e brincantes da nossa cidade. Queremos ter a mesma pontualidade e a mesma organização do ano passado. A programação do ano passado foi brilhante. É um modelo que deu certo e iremos repetir”, destacou o prefeito Orlando Jorge, que participou do encontro.

Por mais um ano, a Prefeitura garante às agremiações a subvenção que repassará recursos financeiros para o investimento dos folguedos que fazem parte da tradição cultural do município. “Somando os investimentos com as subvenções e toda a infraestrutura do evento, estamos planejando um investimento em torno de R$ 200 mil. Estamos trabalhando para que os recursos já cheguem para as agremiações na primeira semana de fevereiro. Com planejamento, tranquilidade e esperança, queremos fazer um Carnaval mais bonito do que o do ano passado”, concluiu Orlando.

Manter viva a tradição é um dos grandes objetivos do Governo Municipal, frisou a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen. O corredor dos desfiles será a Rua da Alegria, culminando no palco que será instalado na Praça da Bandeira, na altura da agência dos Correios. “O Boi de Caboclinho é uma manifestação cultural genuinamente limoeirense, originária do início do século passado. Inclusive, temos uma data do nosso calendário especialmente dedicada a ele: 23 de agosto é o Dia Municipal do Boi de Caboclinho. E não podemos esquecer o brilho que os Ursos, as Calús, os Mortos Carregando os Vivos, os Blocos Líricos e as Escolas de Samba também levam para a nossa cidade, com a concentração na Rua da Alegria, a apresentação na Praça da Bandeira e a dispersão em frente à sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro”, pontuou Dolores.

De acordo com estimativas da Secretaria Municipal da Fazenda, o repasse dos valores seguirá o padrão de 2023. As escolas de samba receberão R$ 8 mil. Por sua vez, os bois de caboclinhos do Grupo Especial ficarão com R$ 5 mil, enquanto os integrantes do Grupo de Acesso terão direito a R$ 4 mil. As demais agremiações, como blocos líricos, ursos, calús e morto carregando o vivo terão acesso a R$ 2 mil. Toda a estrutura para receber os brincantes e o público será organizada pela administração municipal, em um trabalho integrado das Secretarias.