Imagem: Reprodução/Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro segue focada em parcerias para ampliar a oferta de serviços à população. Na área da saúde, uma delas é com o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde o ano de 2022, a Princesa do Capibaribe vem sendo uma das cidades brasileiras contempladas por um projeto desenvolvido pelo núcleo técnico do hospital mineiro, cuja proposta é a realização gratuita de exames de tele-espirometria.

No município, centenas de pessoas já foram contempladas. De acordo com a fisioterapeuta Lays Cavalcante, integrante da equipe da Secretaria de Saúde de Limoeiro, o projeto também busca o rápido diagnóstico. “O teste de espirometria é um importante meio de diagnóstico e controle de diversas doenças do sistema respiratório. Hoje, a partir do momento que o paciente realiza o teste, com cerca de quatro a oito dias, o paciente já está tendo acesso ao resultado”, explicou a fisioterapeuta.

Dona Rayane, mãe do garoto Pedro Miguel, comemorou a oportunidade de o filho dela conseguir fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através dessa iniciativa fruto da parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o HC/UFMG. “Eu achei bem interessante e ainda bem que faz pelo SUS, porque é um exame caro”, disse. Assim como todas as demandas da Atenção Básica, os encaminhamentos para esse exame são feitos pela Unidade Básica de Saúde (UBS).

Saiba mais sobre a Tele-Espirometria

É uma modalidade de exame que está sendo implantada na Rede de Atenção Primária. Nesse procedimento, os laudos são gerados à distancia, em formato on-line, proporcionando economia e agilizando o diagnóstico e o tratamento do usuário. “Dessa forma, garantido o rápido diagnóstico, a gente garante também um rápido início de tratamento e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e resultados muito mais eficazes para saúde dos usuários”, pontuou a fisioterapeuta Lays Cavalcante.

A espirometria mede a capacidade vital pulmonar e é essencial para o monitoramento de diversas doenças respiratórias, tais como Asma e DPOC. “Em Limoeiro, o exame de tele-espirometria é realizado na Policlínica Inacinha Duarte, sempre às sextas-feiras, pela manhã, pela fisioterapeuta Lays. Além desses atendimentos, o programa que realizamos em parceria com a UFMG também conta com o trabalho de cinco pneumologistas do HC-UFMG, que recebem e analisam os exames à distância. Outra possibilidade é a oferta de teleconsultoria em pneumologia para os médicos da Atenção Primária à Saúde com dúvidas relacionadas ao laudo ou ao manejo clínico”, pontuou a diretoria executiva de Atenção à Saúde, Emmanuela Kethully.