Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Entendendo a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a garantia contínua dos serviços públicos de saúde ofertados à população, a Prefeitura de Limoeiro segue empenhada em promover ações que integrem e ampliem o conhecimento dos trabalhadores e usuários sobre o maior sistema de saúde pública do mundo. A 1ª Reunião Ampliada de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada na manhã e tarde da última quarta-feira (29), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), foi mais uma prova do compromisso do Governo Municipal.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Limoeiro fazendo o SUS acontecer”, a reunião foi um importante marco para que a Atenção Básica esteja cada vez mais presente na vida dos limoeirenses, por meio dos diversos equipamentos coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas na cidade e nas comunidades rurais, consideradas as “portas de entrada” do SUS, as quais, somadas ao trabalho dos profissionais, têm garantido excelência na prestação dos serviços.

Ao direcionar a palavra de abertura para o público que participou desse movimento, ressaltando a importante participação de profissionais da saúde, professores e estudantes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Martins, lembrou que, apesar da presença de trabalhadores de duas áreas diferentes, o foco sinaliza para o mesmo caminho. “Aqui, todos estão com o objetivo em comum, que é aprimorar a qualidade da gestão e da educação”, afirmou Martins. Ele ainda fez referência aos avanços tecnológicos que colaboram com a sociedade.

Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

“Saúde começa pela Educação. Para termos uma saúde de qualidade, precisamos de profissionais qualificados e técnicos. Então, essa pauta da educação é prioritária da gestão. Sabemos que tudo começa pela Educação Infantil, pois, tendo uma base firme, vai refletir na formação profissional”, destacou a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally. Ela também enfatizou a importância do município como referência educacional e médica, com os equipamentos sendo utilizados para estágios. “Limoeiro também é uma escola de saúde”, reforçou Sonally.

Para o prefeito Orlando Jorge, a reunião reforça a importância da integração entre os setores dentro do serviço público. “São duas áreas estratégicas em qualquer governo responsável. Duas áreas que precisam ter o olhar especial de todo gestor. A educação é a base de tudo e emancipa o cidadão. E a saúde é o maior patrimônio que nós temos. É muito importante estar incentivando no território nacional as conferências de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, pois temos uma sintonia muito forte com a intersetorialidade”, enfatizou Orlando.

Foto: Francisco de Assis/Prefeitura de Limoeiro

O secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, utilizou a palavra parceria para representar as inúmeras conquistas alcançadas pela Prefeitura de Limoeiro nos últimos três anos. “Temos buscando sempre a parceria nos outros setores da gestão pública, seja municipal, estadual ou federal. E essa perspectiva nos aponta que é o caminho a ser seguido, pois a intersetorialidade é fundamental para qualidade do serviço que é prestado à população”, garantiu Fernando, ao lembrar que o município conta com seis mil crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.

“Nada melhor do que a gente integrar a Saúde à Educação e a Educação à Saúde”, comentou o secretário da pasta educacional, ao lembrar da necessidade das duas áreas para o desenvolvimento das comunidades. “Nas iniciativas que são feitas em termos de educação e orientação educacional para a vida como um todo, você inclui fortemente as questões que impactam na saúde”, pontuou Melo. O secretário também referenciou o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pela Educação com as demais pastas da gestão municipal.