Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Integrante da ampla lista de equipamentos de saúde pública da Prefeitura de Limoeiro, o Centro de Especialidades Odontológicas Irmã Marta (CEO Limoeiro) alcançou números expressivos no ano de 2023. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade ultrapassou a marca de 16 mil procedimentos ofertados gratuitamente à população, contemplando desde a primeira infância até o público da terceira idade. Os encaminhamentos dos pacientes são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os dados apresentados pela gestora do CEO, odontóloga Jéssica Gomes, nestes primeiros dias do ano, reforçam o importante e indispensável papel do Sistema Único de Saúde (SUS) também no cuidado com a saúde bucal das pessoas. Entre os pacientes, estão moradores de Limoeiro e da região. O serviço conta com cirurgias orais, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca, distribuição de próteses dentárias, entre outros procedimentos, os quais passam por Auxiliares de Saúde Bucal e Cirurgiões-Dentistas.

Foram 1.091 endodontias, que são os tratamentos de canal, o que significa média de 90 mensais. Eles são feitos em sessão única, totalmente digital, e não há fila de espera. De acordo com a gestora do CEO, o índice de retratamento é quase zero no município. “Temos índice zero quando a gente pensa em dentes que necessitaram fazer exodontia depois desse tratamento de canal, ou seja, a gente consegue manter esse tratamento dentário pelo maior tempo possível”, explicou Jéssica. Ainda com relação à endodontia, ela detalhou que, apesar do alto custo, inclusive classificando-o como “tratamento mais importante”, a Prefeitura de Limoeiro viabiliza gratuitamente, com material de qualidade, totalmente digital, e profissionais especialistas na área.

Outro número expressivo foi referente aos procedimentos de odontopediatria, totalizando 1.660 registros durante o ano de 2023. Eles são direcionados a crianças entre seis e 14 anos de idade não colaboradoras que necessitam de sedação consciente. “São crianças que ficam ansiosas e nervosas, não necessariamente apresentando alguma deficiência ou síndrome. São crianças saudáveis, só que demonstram medo do dentista. Elas são sedadas conscientemente, através de medicação. Inclusive, a nossa especialista é a única na região que faz essa sedação consciente e consegue, a partir daí, fazer o tratamento nessas crianças e recuperar os dentes, sejam eles dentes de leite ou permanentes”, detalhou a gestora do CEO.

Com relação aos procedimentos de periodontia, que são os tratamentos na gengiva e nos tecidos de suporte, o Centro de Especialidades Odontológicas de Limoeiro chegou à marca de 3.321 procedimentos durante os últimos 12 meses. “Também é uma especialidade importantíssima para que não haja a perda do elemento dentário. A gente faz parte de uma gestão que vem trabalhando para que não haja a perda do dente. Enquanto a gente via e vê, em alguns casos, locais que existem metas para remover dentes. Aqui (no CEO), as metas da gente são no sentido de realmente preservar o elemento dentário e fazer com que Limoeiro se torne uma cidade de menos pacientes desdentados e que necessitem de próteses”, enfatizou a odontóloga.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde

A cirurgia bucomaxilo facial – que são as exodontias dos dentes ditos “sisos” – chegou à marca de 6.343 procedimentos. Para esses atendimentos, o CEO trabalha em parceria com o Hospital Regional de Limoeiro. A especialista desta área tem ampla experiência, inclusive com plantões em outros hospitais particulares e públicos do Recife. “Os bucos trabalham com exodontia, que é a remoção dos dentes, e com a remoção de inserções musculares que ficam nos ossos e nos dentes que podem atrapalhar na hora de inserção de prótese, por exemplo”, explicou Jéssica. Além disso, ela informou que também são feitas as frenectomias, ou seja, corte da língua presa em bebês, facilitando a amamentação, trabalho que acontece em parceria com a UBS, a Maternidade e o Programa Mãe Coruja.

Os pacientes com necessidades especias também foram contemplados pelos serviços ofertados pelo CEO. Ao todo, foram 1.896 procedimentos em pacientes de Limoeiro e da região, com diversos tipos de deficiência, incluindo os usuários locais da residência terapêutica e da unidade de acolhimento. “São pacientes com síndromes de todo tipo. Síndromes motoras, neurológicas, síndromes de todas as formas, pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com microcefalia. Temos diversos perfis de pacientes. Eles são encaminhados ao CEO. Alguns precisam de sedação, outros não. Isso não só crianças, mas adultos e idosos também”, informou Gomes. Diabéticos e hipertensos descompensados também recebem atendimentos especializados, com acompanhamento do médico da UBS.

Quando o assunto é Clínica Geral, onde entram procedimentos considerados básicos, tais como restauração e profilaxia, foram 769. “O CEO faz menos, porque todas as Unidades Básicas de Saúde são equipadas com materiais suficientes para esse tipo de trabalho”, explicou a dentista. No tocante às próteses dentárias, atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde, responsável pelo custeio, Limoeiro entregou 1.440 no ano passado, ou seja, 120 por mês. “A gente consegue ter esse número custeado pelo Ministério. Entregamos próteses totais, que são as dentaduras, e as removíveis, que são as parciais”, comemorou Jéssica. Para ter acesso, o paciente deve realizar todo o tratamento dentário na UBS, que na sequência fará o encaminhamento dele, seguindo uma lista, com tempo de espera de 3 meses da entrada do nome na lista ao recebimento da prótese.

Por fim, o CEO chegou a 989 procedimentos de estomatologia, resultando em cinco lesões de câncer identificadas, as quais já foram encaminhadas para tratamento no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), com 40 biópsias realizadas. “Uma especialidade muito importante, pois cuida de todas as doenças bucais. Lesões pré-câncer, lesões fúngicas, caroços que aparecem na boca. Temos uma demanda muito grande, tanto de Limoeiro como da Região. A nossa profissional também é do HCP e ela consegue identificar bem essas lesões e, nos casos que precisam, encaminha os pacientes para o tratamento”, contou a gestora. Ela revelou ainda que há relatos de pacientes que foram encaminhados ao HCP, fizeram o tratamento e superaram o câncer de boca, ou seja, estão bem. Em parceria com o Programa Educação em Saúde, existe uma ação educacional de orientação preventiva junto à população.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde