Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

Comemorando 141 anos de fé e tradição em 2024, a Festa de São Sebastião do Distrito da Vila Urucuba, na Zona Rural de Limoeiro, congregou atividades religiosas e culturais durante nove noites de programação. De 26 de janeiro a 4 de fevereiro, o primeiro distrito do município, também conhecido como “Cedro”, manteve viva a tradição da festividade secular que, inclusive, é mais antiga do que a celebrada dias antes na sede. Por mais um ano, o evento foi promovido através de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, a Paróquia de São Sebastião e a Comunidade Local.

As procissões da bandeira e da imagem abriram e fecharam, respectivamente, a festa religiosa, que ainda contou com o novenário na capela da comunidade e o leilão de gado em prol da Paróquia. Já nos últimos três dias de evento, o espaço esteve aberto para shows de artistas e grupos locais, assim como regionais. Kátia Rodrigues, Pegada do GB, Levy Swing, Roberto Voice, Cézar Fontinelly, Os Garotos Show, Luana Silva, Moura Rossi, Eduarda Alves, Mestre Anderson Miguel & Ciranda Raiz da Mata Norte, Aldinho do Acordeon e Davyd Vaqueirinho animaram moradores e visitantes.

O prefeito Orlando Jorge comemorou o sucesso da “Festa do Cedro”. “A Festa de Vila Urucuba deste ano ficou na história. Ela foi recheada de muitas entregas”, comentou o gestor, que listou obras e ações realizadas pela Prefeitura de Limoeiro nos últimos meses na Vila Urucuba, a exemplo do asfaltamento das ruas, da instalação de iluminação LED, da implantação do Projeto Praça Conectada e da reforma e revitalização da Ponte Alegre, instrumento construído há quase 60 anos que colabora com o deslocamento da população e com o escoamento das produções agrícolas.

“Comemorando 141 anos de muita fé e tradição, entregamos a Ponte Alegre, que foi construída na gestão de Adauto Duarte, tendo Álvaro Lins como construtor”, relembrou Jorge. A reinauguração da ponte aconteceu na última sexta-feira (2), dia que marcou a abertura da programação artística do evento, com homenagens a Duarte, em memória, e a Lins, em vida, como forma de reconhecimento ao trabalho por eles desenvolvido quando da construção da ponte. “Essa Festa de São Sebastião foi coroada com muito êxito e muita coisa boa para Urucuba”, enfatizou Orlando.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Cultura em destaque

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

No palco, Mestre Anderson manteve a tradição da Ciranda que acompanha gerações. “É muito bom saber que aqui a gente é lembrado pela gestão e pelo povo de Limoeiro e Região. É um trabalho feito com muito carinho e humildade. Se não for feito assim, as pessoas não gostam”, disse o cirandeiro, que mantém forte laço de integração com os limoeirenses.

O mesmo aconteceu com o Brega. “Sinto-me muita honrada em estar aqui para cantar nessa festa maravilhosa. Vim trazer muito brega e muito romantismo para a galera curtir e se divertir bastante”, reforçou a cantora Eduarda Alves.

Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro