
Promovido pelo Centro de Criação Galpão das Artes, o Programa Arte Educação atende 25 crianças – de 8 a 12 anos de idade – que estudam na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro. Os encontros acontecem aos sábados e proporcionam momentos inesquecíveis. O Programa Arte Educação conta com os apoios da Prefeitura Municipal de Limoeiro, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), da empresa DUAL e do Instituto Octaviano e Inácia Duarte.
No último sábado (10), a criançada participou de uma Oficina de Origami. A atividade reuniu os estudantes em um momento de descoberta artística, tomado por cores, sorrisos e dobraduras, e uniu aprendizado, paciência e expressão criativa por meio da tradicional arte japonesa de dobrar papel. Ao longo da atividade, os participantes foram guiados por educadores culturais em um passo a passo cuidadoso para transformar folhas simples em figuras como tsurus, corações, barcos e flores. Além da técnica, a oficina propôs uma vivência sensível sobre atenção e foco, além da beleza da transformação manual.

“Foi lindo ver o entusiasmo das crianças ao perceberem que podiam criar algo com as próprias mãos. Cada dobra era uma pequena conquista”, destacou um dos educadores envolvidos na oficina.
Ao final da oficina, as produções foram expostas no Galpão das Artes. Na ocasião, os oficineiros e todos os participantes celebraram o talento e a dedicação de cada aluno. A iniciativa reafirma o papel da arte como ferramenta de inclusão, aprendizado e encantamento. A atividade também despertou a curiosidade das crianças sobre a cultura japonesa, estabelecendo conexões entre arte, história e diversidade.
