
Na manhã desta terça-feira (03/02), o município de Limoeiro deu mais um passo importante no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) ao firmar uma parceria com o Instituto EpHealth. O dia foi marcado por uma reunião de alinhamento com a gestão da APS e encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), consolidando a parceria para o desenvolvimento do Projeto Juntos pela Saúde, iniciativa fomentada e apoiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Durante o encontro, realizado no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), foram apresentados os objetivos e as próximas etapas de implantação do epCertify – Linha de Cuidado Hiperdia, uma solução tecnológica voltada ao fortalecimento do monitoramento das doenças crônicas, especialmente hipertensão arterial e diabetes. “Limoeiro está entre os 10 municípios do Nordeste do Brasil que serão contemplados por essa iniciativa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally.

O presidente do Instituto EpHealth, Pedro Morton Pereira, explicou mais detalhes da parceria que está sendo alinhada entre a entidade e o poder público. “A proposta traz inovação para o SUS ao disponibilizar uma plataforma digital que apoia o trabalho das Equipes de Saúde da Família e dos ACS, permitindo a qualificação dos cadastros, o acompanhamento contínuo dos usuários e a identificação de vazios assistenciais, tornando o cuidado mais organizado, eficiente e próximo da população”, afirmou o CEO e fundador da instituição.
Quem também participou do evento foi o prefeito Orlando Jorge. O chefe do Poder Executivo do município demonstrou elevada confiança no projeto. “Mais que tecnologia, é investimento em planejamento, estrutura e qualidade de vida. O Sistema Único de Saúde do nosso município segue avançando com responsabilidade, organização e inovação”, disse o gestor municipal, que exerceu a função de secretário de Saúde de Limoeiro no período de 2009 a 2016.

Visitas a Unidades Básicas de Saúde em Limoeiro

Além do evento no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), as equipes da Secretaria de Saúde de Limoeiro e do Instituto EpHealth realizaram visitas técnicas a Unidades Básicas de Saúde, em um momento de escuta, troca e aproximação com a realidade local. A agenda incluiu visitas à UBS Santa Terezinha e à UBS Lagoa Azul, ao Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e ao Espaço LimoFit.
De acordo com a diretora executiva de Atenção Básica, Emmanuela Kethully, essas visitas permitiram que a equipe da EpHealth conhecesse de perto as instalações, os fluxos de trabalho e, principalmente, o dia a dia dos Agentes Comunitários de Saúde e das Equipes de Saúde da Família. “Esse momento foi essencial para compreender como a Atenção Primária funciona no território, identificar potencialidades e desafios, e alinhar as próximas etapas do Projeto Juntos pela Saúde com a realidade do município. E é assim que a saúde pública avança: com diálogo, presença no território e valorização de quem faz o SUS acontecer todos os dias”, pontuou Emmanuela.