Mais uma vez, o município de Limoeiro se destaca como referência na Cultura e na Educação de Pernambuco. Nesta terça-feira (23), o Centro de Criação Galpão das Artes, uma das principais entidades culturais da Princesa do Capibaribe, foi contemplado pela Condecoração Paulo Freire juntamente com outras quatro instituições e três pessoas físicas do Estado. O prêmio é concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (Consuni UFPE).

Os parâmetros da seleção foram as contribuições para o desenvolvimento nas áreas de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Também foram levadas em consideração as atividades que são inspiradas em Paulo Freire ou se aproximam de princípios e valores originários do pensamento freiriano. A cerimônia da entrega das medalhas acontecerá no próximo mês, em data e local a definir.

O presidente do Galpão das Artes, o arte-educador e produtor cultural Fábio André, define a Cultura como um grande instrumento pedagógico e de inclusão. “É uma grande notícia para o município de Limoeiro e para a nossa região”, comemorou.

Todos os premiados

Além do Centro de Criação Galpão das Artes, também foram premiados Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), o Centro de Formação Paulo Freire (CFPF) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/Fazenda Normandia), o Centro de Saúde Alternativa Muribeca (Cesam) e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). As pessoas físicas reconhecidas pelo Consuni UFPE foram o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Heleno Araújo, o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho, e a professora do Centro de Educação (CE) Maria Eliete Santiago.

A escolha das propostas também considerou a distribuição geográfica dentro do Estado de Pernambuco, de modo a contemplar instituições e profissionais do Sertão, do Agreste, da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife.

Galpão das Artes

Apoiado pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, o Centro de Criação Galpão das Artes está localizado na Rua Vigário Joaquim Pinto, n° 465, no Centro da cidade.

Atualmente, no Galpão, está em exibição a exposição Mestres dos Saberes, que é promovida em parceria com o Governo de Pernambuco e mostra obras de artesanato produzidas por 160 alunos de escolas da rede pública de ensino da Terra Amada. O público pode visitar o espaço e prestigiar as artes das crianças e dos jovens até o dia 6 de dezembro. Para mais informações, confira a reportagem publicada pelo site da PML no dia da abertura da exposição.